A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE CLÍNICA CIRÚRGICA COM AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS PARA ALUNOS DO CICLO CLÍNICO EM UNIVERSIDADE FEDERAL

Autores

Palavras-chave:

Monitoria., Cirurgia

Resumo

Contextualização: A monitoria acadêmica em clínica cirúrgica representa uma ferramenta pedagógica essencial na formação médica, especialmente durante o ciclo clínico, fase de transição entre o conhecimento teórico e a aplicação prática. A monitoria de Clínica Cirúrgica fortalece a formação prática do estudante de Medicina em universidades federais, onde a demanda por ensino de qualidade coexiste com limitações estruturais e de oportunidades práticas. A monitoria exerce papel estratégico no reforço da aprendizagem ativa, no apoio à docência e na ampliação da vivência prática dos estudantes. Objetivos: O principal objetivo da monitoria em clínica cirúrgica é complementar a formação do aluno por meio da integração entre teoria e prática, promovendo a fixação de conteúdos, o desenvolvimento do raciocínio clínico-cirúrgico e o treinamento de habilidades técnicas sob supervisão. Além disso, visa estimular o interesse dos discentes pela área cirúrgica, fortalecendo sua autonomia, senso crítico e responsabilidade ética. Justificativa: A complexidade crescente do cuidado cirúrgico exige profissionais com sólida base científica e experiência prática prévia. Segundo o Sabiston – Tratado de Cirurgia, a formação do cirurgião inicia-se com a compreensão aprofundada da fisiopatologia e da técnica operatória, ambas favorecidas pela exposição prática supervisionada. A monitoria surge como uma via de enriquecimento acadêmico tanto para o monitor — que aprimora seus conhecimentos e habilidades docentes — quanto para os alunos monitorados, que recebem suporte mais próximo e contextualizado. Em universidades públicas, onde o número de docentes por aluno é limitado, a atuação de monitores facilita o ensino em pequenos grupos, favorecendo a aprendizagem significativa. Metodologia eaporte teórico: Os monitores foram previamente selecionados por desempenho acadêmico e entrevista. A monitoria de clínica cirúrgica foi desenvolvida com base em aulas teóricas semanais presenciais ou on-line, a depender da escolha da turma e dos monitores, associadas a encontros práticos no laboratório de semiologia, exposição de artigos científicos pelos monitores e simulados pré-prova. Os monitores abordam temas como a realização de anamnese, exame físico, suturas, instrumentação básica e observação de procedimentos cirúrgicos técnica cirúrgica, e cuidados pré e pós-operatórios, conforme os capítulos do Sabiston e diretrizes do American College of Surgeons. Resultados: Observou-se melhora significativa no desempenho dos alunos participantes em simulados teóricos e atividades práticas, bem como maior segurança e familiaridade com o ambiente cirúrgico. Houve feedback positivo dos alunos em relação à monitoria, relatando um auxílio essencial para a realização das avaliações. Monitores relataram evolução no domínio de conteúdos, habilidades interpessoais e competências didáticas. A interação entre estudantes, monitores e professores gerou um ambiente de aprendizagem horizontal e colaborativo.

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Publicado

21-08-2025