MONITORIA DE BIOQUÍMICA E DIAGNÓSTICO LABORATORIAL VETERINÁRIO: UMA ABORDAGEM BASEADA EM METODOLOGIAS ATIVAS.
Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino, Medicina VeterináriaResumo
Introdução
A universidade disponibiliza atividades de ensino, pesquisa e extensão que auxiliam na formação dos alunos, dessa maneira a monitoria está relacionada com o ensino e a aprendizagem desses alunos no ensino superior, tendo como objetivo contribuir e auxiliar no desenvolvimento, apreensão e produção de conhecimento que auxilia tanto o professor, os alunos matriculados no respectivo componente curricular, quanto os próprios monitores. Trata-se de alunos que auxiliam seus colegas de curso na compreensão tanto da parte teórica, quanto da parte prática de diferentes componentes curriculares.
O estudo dos componentes curriculares Bioquímica Veterinária e Diagnóstico Laboratorial Veterinário é observado como um desafio para os discentes que a cursam. Para o entendimento destes é necessário um conhecimento de moléculas, processos químicos, funcionamento fisiológico do organismo animal, vias metabólicas, alvos moleculares, metabolismo de nutrientes e resposta imune.
Objetivos
- Descrever as atividades realizadas de Monitoria nas disciplinas de Bioquímica Veterinária e Diagnóstico Laboratorial Veterinário em Medicina Veterinária;
- Contribuir com a aprendizagem e formação de alunos por diferentes meios;
- Auxiliar o professor nas tarefas didáticas;
- Acompanhar as aulas referentes ao componente curricular;
- Possibilitar aos monitores a vivência do ensino a fim de estimulá-los para a carreira na docência superior.
Material e métodos
Foram realizados atendimentos a alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)- campus Realeza entre os meses de agosto de 2024 à abril de 2025 dos componentes curriculares de Bioquímica Veterinária e Diagnóstico Laboratorial Veterinário ministrada pela Dra. Luciana Pereira Machado. As monitorias referentes a parte teórica ocorriam na sala 205-A do bloco A da UFFS, já a parte prática foi realizada no Laboratório de Análises Clínicas da Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU). Além disso, dentre as atribuições do monitor estava separar os materiais necessários para as aulas práticas, aplicação de estudo dirigido, atualização de roteiros de aulas práticas, acompanhamento das aulas e auxílio dos alunos na realização das atividades durante as aulas práticas. Sempre que possível foram utilizadas metodologias ativas no direcionamento dos estudos, como jogos na plataforma Kahoot. Nas aulas, as metodologias ativas utilizadas foram montagem de maquete da cadeia transportadora de elétrons com massa de modelar e construção de modelo didático para coleta de sangue, com auxílio dos monitores.
Resultados
Durante o período letivo em 2024.2 foram atendidos 16 alunos, 11 alunos apresentaram dúvida teórica e 5 alunos apresentaram dúvida prática. Já durante o período letivo de 2025.1 foram atendidos 3 alunos, 2 alunos apresentaram dúvida teórica e 1 aluno apresentou dúvida prática. Foram realizados resumos de conteúdo, roteiros de aulas práticas e exercícios para revisão que visou à fixação ativa e interativa dos conteúdos abordados. Para os componentes de 2024.2 foi possível perceber baixo índice de reprovação, na Bioquímica Veterinária houve apenas uma reprovação em 46 alunos e no Diagnóstico laboratorial veterinário 3 reprovações em 54 alunos, que pode ser atribuído em parte às atividades dos monitores.
Tanto o auxílio nas aulas práticas, quanto o atendimento a dúvidas dos alunos contribuíram para a melhoria técnica ao realizarem os exames bioquímicos dos animais atendidos no programa de extensão do Laboratório de Análises Clínicas do SUHVU. Permitindo a compressão dos alunos sobre a rotina e conduta laboratorial, aspecto este fundamental na medicina veterinária.
Conclusão
O projeto de monitorias demonstrou ser uma ferramenta valiosa para o suporte acadêmico dos alunos, pois contribui para a diminuição de dúvidas e para um melhor desempenho dos mesmos. Além disso, permitiu aos monitores uma experiência única de desenvolvimento profissional e estratégias de auxílio ao próximo.