RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DE GEOLOGIA (E GEOMORFOLOGIA), NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA.
Palavras-chave:
Monitoria., Geologia, GeomorfologiaResumo
A complexidade que envolve as disciplinas de “geologia” e de “geomorfologia”, no que tange à aplicação de leis físicas e químicas pertinentes a processos genéticos e composicionais, bem como na concepção dos eventos geológicos-geomorfológicos e dos seus desenlaces evolutivos, mormente ocasionam dificuldades de assimilação em grande parte dos discentes do Curso de Graduação em Geografia, o que vem justificando a importância da monitoria nas disciplinas equivalentes. Em reforço a isto, há de se considerar que o ensino dos conteúdos de Geologia na Educação Básica é de competência do professor de Geografia, e que a execução magistral desses conhecimentos, ainda que embutida numa linguagem adaptada à adequada compreensão de cada faixa etária, exige uma devida dominialidade dos assuntos. Para tanto, faz-se mister a plena compreensão dos eventos geológicos e geomorfológicos a partir dos devidos condicionantes e dos processos genéticos a eles associados. Nesse sentido, tendo como objetivos o auxílio, a elaboração e a participação em projetos relacionados às disciplinas de Geologia e Geomorfologia do curso de Geografia da Universidade Federal do Fronteira Sul o presente projeto de monitoria, realizado no período de agosto a maio de 2025, teve o comprometimento de participar não apenas de projetos internos da universidade, mas também de projetos de extensão vinculados às escolas de educação básica do município de Erechim. Durante esse período, foram desenvolvidas atividades como: exposição de rochas e minerais na EMEF Victor Issler; suporte aos estudantes do curso nas disciplinas de Geologia, tanto em sala de aula quanto em laboratório; e apoio ao projeto de pesquisa “Morfodinâmica e fragilidade ambiental em encostas do Planalto Dissecado do Rio Uruguai: estudo de caso do Município de Marcelino Ramos/RS”. O desenvolvimento dessas ações é fundamental não apenas para contribuir com a formação dos colegas de curso e dos alunos da educação básica, mas é especialmente enriquecedor para o monitor envolvido, pois proporciona a ampliação de conhecimentos que muitas vezes a sala de aula não consegue abarcar por completo. Considerando que o curso de Geografia da UFFS abrange as modalidades de licenciatura e bacharelado, o projeto oportunizou tanto a elaboração de materiais didáticos e a vivência em sala de aula quanto o desenvolvimento de pesquisa de campo com resultados passíveis de aplicação em projetos de desenvolvimento urbano e social. Dessa forma, a monitoria se mostra como um importante experiência de formação acadêmica ao integrar ensino, extensão e pesquisa, contribuindo significativamente para a formação pessoal e compartilhada dentro do curso de Geografia.