ENTRE APOIOS, ACOLHIMENTOS E SABERES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA EM CIÊNCIAS SOCIAIS 2024-2025

Autores

  • Carla Cristina Gonçalves Recalcatti Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Ciências Sociais. Integração universitária. Experiência formativa.

Resumo

A monitoria de apoio às atividades de ensino no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), iniciada em agosto de 2024, configurou-se como uma experiência formativa voltada ao fortalecimento dos vínculos acadêmicos e institucionais entre discentes e estruturas do curso. Inserida no contexto de um curso comprometido com a formação crítica e plural dos estudantes, a monitoria se propôs a contribuir com a qualificação do ensino e com a integração entre os diferentes segmentos da comunidade acadêmica. O principal objetivo da monitoria foi oferecer suporte pedagógico aos estudantes, por meio de atendimentos presenciais e virtuais, articulação com eventos acadêmicos e apoio aos processos institucionais, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Entre os referenciais teóricos que sustentam a proposta, destaca-se a concepção de universidade como espaço de formação integral, conforme delineado por autores como Paulo Freire e Pierre Bourdieu, sobretudo no que tange à importância da mediação pedagógica, do capital institucional e das práticas formativas não curriculares. A metodologia adotada se deu por meio da realização de atividades práticas, como a organização de eventos, atendimentos individualizados e participação em comissões do curso. Dentre as ações de maior relevância, destaca-se a VII Semana Acadêmica de Ciências Sociais, intitulada “A arte como ciência social: conexões possíveis”. Outro eixo central foi o atendimento direto aos estudantes, com foco no esclarecimento de dúvidas acadêmicas e auxílio em processos seletivos, como o edital do PIBID. Em 2025, a monitoria também atuou na recepção dos calouros, com a organização de uma semana de acolhimento com diversas ações integrativas. Ainda, a monitoria se manteve ativa na Comissão de Autoavaliação do curso, contribuindo com a aplicação de formulários diagnósticos, avaliação dos Componentes Curriculares (CCRs) e acompanhamento das reuniões do colegiado. Como resultado, observou-se um fortalecimento das relações entre discentes e a estrutura do curso, além de maior engajamento dos estudantes nas atividades institucionais e científicas. Atualmente, a monitoria organiza a IX Semana Acadêmica do curso, com o tema “(Re)existências e territorialidades”, prevista para junho de 2025.

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Publicado

21-08-2025