RELATO DE MONITORIA DE FÍSICA E ASTRONOMIA 2024-2025
Palavras-chave:
Programa de Monitorias, Ensino de Física, Ensino de AstronomiaResumo
O projeto “Monitoria de Física e Astronomia” é uma atividade de amparo pedagógico em desenvolvimento dentro da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, com orientação do Professor Gian Machado de Castro. Como monitora do projeto de ensino, atuo diretamente auxiliando os estudantes, promovendo um ambiente acolhedor e didático, que tem como objetivo a compreensão dos conteúdos de Física e Astronomia através de atendimento personalizado, atividades práticas e ações de incentivo ao aprendizado.
O projeto é organizado com horários fixos semanais de atendimento aos alunos. Durante os encontros são esclarecidas dúvidas, resolvidas atividades e uma explicação do conteúdo caso necessário. Com o objetivo de reconhecer o esforço dos alunos e incentivá-los a usufruir da Monitoria, foi elaborado junto ao professor orientador, exercícios de verificação valendo nota extra na média. Essa prática tem se mostrado bem eficaz, estimulando a busca por ajuda e compreensão no processo de aprendizagem.
Um diferencial do projeto é o foco para um CCR no semestre, onde nos concentramos em desenvolver o máximo de materiais e atividades que serão utilizados nos semestres seguintes, o que permite atender turmas de disciplinas diferentes sem prejuízo. Dessa forma, conseguimos adaptar os conteúdos à realidade dos alunos, tornando o ensino mais próximo do seu cotidiano. Já que se observa um déficit educacional significativo relacionado à interpretação e ao raciocínio físico-matemático, o que acaba gerando muito receio em relação à disciplina. Por isso, manter um atendimento diferenciado mostra que a Física pode ser acessível e interessante, desde que trabalhada com uma abordagem adequada e atenta às necessidades dos estudantes.
Além das atividades regulares, a Monitoria de Física e Astronomia também participa de eventos institucionais, como o “UFFS de Portas Abertas” e o “Cine Pipoca”. Nessas oportunidades, realizamos atividades práticas e interativas, como observações astronômicas e debates sobre filmes relacionados à ciência, que ajudam a popularizar a Física e a Astronomia dentro e fora da Universidade, despertando a curiosidade científica de um público mais amplo, por envolver a comunidade e diversas escolas da região.
O projeto, então, desenvolve um papel essencial na formação dos acadêmicos, como também na minha própria formação como profissional, por desenvolver habilidades de comunicação, didática e empatia. A monitoria não apenas reforça a aprendizagem, mas promove também a integração universitária, a popularização da ciência e a construção de um olhar mais acessível e acolhedor da disciplina de Física e Astronomia.