MONITORIA POR CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Palavras-chave:
Monitoria de ensino, Integração discente e docente, Qualificação do ensino e aprendizagemResumo
O Curso de Ciências Biológicas Bacharelado da UFFS Campus Erechim é um curso que começou a ser ofertado a partir do ano de 2021, e, portanto, necessita aperfeiçoar a experiência da vida acadêmica dos seus discentes, por meio do fortalecimento de atividades didático-pedagógicas. Desta forma, faz-se necessária a participação dos estudantes em atividades gerais do curso, a fim de aproximar os acadêmicos das práticas docentes, integrar discentes e docentes, além de promover a qualificação e a permanência dos estudantes no curso e na Universidade. No caso dos cursos de graduação, a monitoria na modalidade por curso é marcadamente uma estratégia que contribui significativamente para a aproximação e interação entre discentes e docentes. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo promover a inserção do monitor de curso nas atividades do ensino superior, vinculadas ao curso de graduação em Ciências Biológicas Bacharelado, em consonância com o perfil de formação do curso, com ênfase na dimensão pedagógica e nos processos formativos do profissional Biólogo, por meio da participação em diversas atividades desenvolvidas ao longo dos semestres. A monitoria fundamentou-se em orientações semanais a respeito das atividades já previstas no plano de trabalho, além das que surgiram conforme a demanda da coordenação e demais docentes. As orientações fortaleceram a capacidade de planejamento, organização e execução das atividades. O monitor foi orientado a registrar, semanalmente, as atividades desenvolvidas a fim de refletir sobre o que foi desenvolvido, e assim aprimorar habilidades como o pensamento crítico, criatividade e respeito à diversidade e aos processos individuais de aprendizagem. Como resultados principais, destaca-se que a monitoria por curso tem gerado impactos positivos para o curso de Biologia, principalmente no acolhimento e acompanhamento dos discentes que recém ingressaram no curso, contextualizando-os na universidade e sanando possíveis dúvidas que surgem a respeito do curso. Este acompanhamento é realizado em parceria entre a coordenação do curso e o monitor, por meio de e-mails, conversas presenciais, redes sociais e grupos de WhatsApp. Além disso, outras atividades relevantes têm sido desenvolvidas, como o apoio a coordenação na organização de eventos de divulgação do curso e da instituição, como o UFFS Portas Abertas; na elaboração de planilhas de dados da coordenação; na gestão do perfil do curso nas redes sociais; e na colaboração com a coordenação em eventos internos, como a Semana Acadêmica e o Dia do Biólogo. Podemos destacar que estas práticas têm sido eficientes para uma maior integração ao ambiente universitário dos discentes com a coordenação e com a Universidade, agilizado questões burocráticas do curso, e auxiliado na permanência dos discentes no curso. Deste modo, ressaltamos a importância crucial que a monitoria na modalidade por curso teve que durante o período 2024/2025. Ainda, como perspectiva futura, salientamos que o monitor irá atuar auxiliando no processo de autoavaliação do curso, que ocorre bianualmente e está previsto para ocorrer no ano de 2025.