A MONITORIA COMO ESTRATÉGIA DE APOIO AO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
Palavras-chave:
Monitor. Ensino-aprendizagem. Monitoria acadêmica.Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada na monitoria acadêmica em Geometria Analítica e Álgebra Linear, sob a perspectiva do acadêmico monitor. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, baseado nas vivências do monitor junto aos acadêmicos matriculados nos componentes curriculares de Geometria Analítica e Álgebra Linear, ministrados nos cursos de: Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Física e Matemática Licenciaturas, na UFFS – Campus Cerro Largo, no período de 2024 a 2025. A monitoria acadêmica é uma prática educacional consolidada, que tem por finalidade auxiliar o estudante no processo de aprendizagem, promovendo a fixação dos conteúdos e o desenvolvimento da autonomia acadêmica. Trata-se de uma ação institucional que visa estreitar os laços entre alunos e universidade, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico. Segundo Souza e Oliveira (2023), a monitoria é uma prática didático-pedagógica que contribui tanto para a formação do estudante monitor quanto para o aprendizado dos alunos atendidos, funcionando como uma experiência prática que estimula o interesse e a atuação profissional docente. Durante o período de atuação, a monitoria foi ofertada em horários variados para melhor atender os acadêmicos. As atividades desenvolvidas eram direcionadas conforme as demandas trazidas pelos estudantes, como dúvidas sobre exercícios, dificuldades em trabalhos e esclarecimentos antes das avaliações. O monitor oferecia explicações detalhadas sobre os conteúdos, apresentava resoluções passo a passo de maneira clara e adaptada ao nível de compreensão de cada acadêmico e orientava sobre estratégias de estudo e organização do tempo, visando facilitar a assimilação dos conceitos matemáticos. Muitos acadêmicos demonstraram dificuldades em conteúdos básicos da matemática, o que compromete o entendimento de tópicos mais avançados da disciplina. Nesse contexto, a monitoria atuou como um importante instrumento de apoio, oferecendo atendimento individualizado e criando um ambiente mais seguro e acolhedor para o esclarecimento de dúvidas. A presença constante do monitor contribuiu para a superação dessas dificuldades, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem e promovendo maior engajamento dos estudantes com a disciplina. Além de beneficiar os colegas, a experiência da monitoria proporcionou ao monitor um crescimento significativo. A prática constante do ensino fortaleceu sua compreensão dos conteúdos, ao mesmo tempo que estimulou o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia, escuta ativa, paciência e comunicação clara. O monitor também teve a oportunidade de participar de atividades formativas oferecidas pela Universidade, como conferências pedagógicas, que ampliaram sua visão sobre os processos de ensino e aprendizagem, reforçando a importância da monitoria não apenas para quem é atendido, mas também para quem atua como monitor. Em síntese, a monitoria acadêmica demonstrou ser uma ferramenta valiosa no contexto universitário. Ao favorecer a troca de experiências, o reforço dos conteúdos e o fortalecimento da aprendizagem, contribuíram significativamente para o sucesso acadêmico dos envolvidos. A atuação do monitor como agente ativo no processo de ensino reafirma a importância dessa prática que fortalece o processo educacional e colabora para o sucesso acadêmico dos estudantes.