O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A MONITORIA ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFFS CAMPUS CHAPECÓ

Autores

  • Katia Aparecida Seganfredo Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul
  • Elizeu Teixeira UFFS

Palavras-chave:

Monitoria. Ludicidade. Formação de Professores.

Resumo

Este texto relata as atividades desenvolvidas no Projeto de Monitoria do curso de Pedagogia intitulado O lúdico na formação de professores: a Monitoria Acadêmica no curso de Pedagogia, vinculado ao Edital 12/PROGRAD/UFFS/2024. Entre os objetivos do projeto, destacamos: desenvolver atividades de formação teórica e prática sobre a ludicidade (jogos, brinquedos e brincadeiras) através de ações que articulem o ensino, a pesquisa e a extensão; desenvolver habilidades inerentes à docência e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos monitorados. A monitoria contribui para a formação integrada do estudante, é um instrumento através do qual se estabelecem experiências pedagógicas que fortalecem a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos. 

Downloads

Publicado

21-08-2025