A MONITORIA EM FITOSSANIDADE COMO RECURSO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E O APRENDIZADO PRÁTICO EM SANIDADE VEGETAL
Resumo
A monitoria acadêmica é uma modalidade de ensino-aprendizagem baseada no apoio pedagógico, em que a participação ativa dos estudantes é essencial. Essa prática contribui para o desenvolvimento de habilidades técnicas, o aprofundamento teórico e o aprimoramento acadêmico, além de favorecer uma maior aproximação com os conteúdos ministrados e com o professor responsável (Schneider, 2006). O aluno-monitor exerce o papel de mediador no processo educacional, contribuindo para diminuir a distância entre professor e estudante, ao promover uma interação mais próxima e o compartilhamento de conhecimentos (Fernandes et al., 2020). Nesse contexto, o aluno-monitor atua de forma ativa como facilitador do processo educativo, uma vez que compreende e compartilha das expectativas dos demais estudantes, promovendo a transposição didática a partir dessa perspectiva. Sua mediação é potencializada pelo oferecimento de suporte direcionado, conforme as dificuldades individuais dos discentes. Além disso, o monitor assume parte das responsabilidades do docente, desempenhando funções semelhantes no âmbito do ensino-aprendizagem (Guimarães e Rosal, 2024). A Fitopatologia abordada nas matérias “Saúde de Plantas” e “Doenças em Plantas Cultivadas” no curso de agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul, tem como objetivo abordar com os alunos as características, diferenças, controle, contextos históricos sobre as doenças que acometem plantas cultivadas em todo o território brasileiro. Os monitores têm suas funções bem amplificada, desde o auxílio em preparar aulas práticas (coleta de materiais, organização do laboratório, utensílios utilizados nas aulas), dar todo apoio ao aluno para sanar quaisquer dúvidas relacionadas às disciplinas, auxiliar na identificação de doenças para a realização do trabalho de fito herbário de cada disciplina. Os monitores buscam disponibilizar um tempo durante a semana para tirar as dúvidas e também o atendimento virtual via WhatsApp tem sido utilizado frequentemente pelos alunos, talvez pela praticidade e facilidade na comunicação com os monitores. Os alunos também que perderem alguma aula ou não puderem estar participando da monitoria no momento disponibilizado pelos monitores, podem marcar horários alternativos com antecedência, dependendo da disponibilidade do monitor. Essa flexibilidade de horários auxilia os alunos a conseguirem estar frequentando as atividades de monitoria. A monitoria tem se mostrado muito proveitosa por parte dos alunos interessados, sendo de suma importância para maior absorção de conhecimento disponibilizados nas matérias.