A MONITORIA COMO INSERSORA DO MONITOR A DOCÊNCIA E FACILITADORA DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Autores

  • Emanuele Deon Ely UFFS

Resumo

Frequentemente as Instituições de Ensino Superior (IES) vem desenvolvendo projetos educativos e pedagógicos incluindo acadêmicos pertencentes a diferentes cursos e períodos da graduação. (FRISON,2016). O projeto de monitoria desempenhou um papel crucial no fortalecimento do aprendizado em disciplinas essenciais para crescimento da monitora como engenheira de alimentos, uma vez que precisou se atualizar de todos os conteúdos vistos nas disciplinas de Nutrição e Qualidade Nutricional dos Alimentos, Química e Bioquímica de Alimentos, Processamento de Alimentos de Origem Animal, Processamento de Alimentos de Origem Vegetal e Bioquímica de Alimentos Experimental para poder ajudar os demais colegas. Tais disciplinas são a base para o entendimento de processos mais complexos, sendo fundamentais para o desenvolvimento de habilidades técnicas e teóricas necessárias na área. Além disso, a monitoria tornou-se um agente transformador na formação da monitora ao passo que ela descobriu mais como inserir-se na docência, segundo Garcia (2013) os monitores são desafiados a organizar, planejar e desenvolver a docência assistindo ao professor. Os objetivos específicos da monitoria incluíram fornecer apoio individualizado aos alunos, promover um ambiente de aprendizado dinâmico, esclarecer dúvidas surgidas fora do horário de aula e preparar os alunos para disciplinas futuras que dependem do conhecimento adquirido nessas matérias.  

A metodologia incluiu encontros semanais. O monitor preparou resumos dos tópicos abordados em aula e guias de estudo, baseados no material didático e no plano de ensino fornecido pela docente, atualizados continuamente conforme a disciplina avançava. Durante os encontros, o monitor respondia perguntas, discutia tópicos difíceis e ajudava os alunos a se prepararem para avaliações, oferecendo suporte individualizado e em grupo conforme necessário, foi inserido também, o formato online via Whatsapp, em funcionamento somente durante os horários propostos de monitoria na semana, a fim de aproximar mais os discentes da busca pela monitoria que é impedida por fatores como carga horária da monitoria ser incompatível com a rotina dos alunos.  

Os resultados foram positivos, com desempenho acadêmico dos alunos que participaram da monitoria ter melhorado notavelmente, maior participação e motivação para estudar, desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, trabalho em equipe e oratória eficaz. A experiência evidenciou a eficácia da monitoria no apoio ao sucesso acadêmico dos estudantes, destacando a importância de práticas dinâmicas e de suporte contínuo no ensino superior. A percepção do monitor em criar um nível maior de responsabilidade também foi notada, a implementação do atendimento em forma online (Whatsapp), auxiliou os discentes a terem mais interesse em procurar a monitora para sanarem duas dúvidas. Dessa forma, evidenciou-se que, a monitoria aplica “o aprender e o ensinar, por meio de trocas simultâneas de conhecimentos plurais” (PESSÔA, 2007, p. 9)    

Este projeto demonstrou que a monitoria auxilia na melhora do desempenho acadêmico dos alunos, mas também contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida profissional do monitor que está se inserindo na docência, em organizações de eventos e ministrando oficinas que são tarefas internas da universidade, mas que cabe aos monitores auxiliarem, tornando-se, assim, uma prática indispensável no ambiente universitário. 

 

Palavras-chave: Inserção na docência. Aprendizado. Ensino.  

Downloads

Publicado

21-08-2025