MONITORIA DE ENSINO EM ESTATÍSTICA, EXPERIMENTAÇÃO E TCC NO CAMPUS CERRO LARGO
Palavras-chave:
conhecimento, dúvidas, projeto.Resumo
A área das estatísticas é de grande importância e desenvolve um papel
fundamental no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, sendo ofertada no campus Cerro Largo nos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Física, Matemática, com ênfase para Agronomia, Engenharia Ambiental e os programas de pós-graduação. O projeto de monitoria em Estatística Básica, Experimentação e TCC busca oferecer aos estudantes uma alternativa de estudo, onde busca-se aprimorar os conhecimentos e tirar dúvidas. As turmas que englobam a área das estatísticas são geralmente grandes e em períodos do semestre em que há alta procura para aprofundar os conhecimentos é necessário um grande envolvimento de alunos e docentes. A monitoria constitui um instrumento pedagógico estratégico, destinado a introduzir discentes ingressantes à dinâmica da docência, incentivando a adoção de métodos de estudo sistemáticos, fundamentados em revisão bibliográfica, análise crítica de materiais didáticos e interlocução constante com o corpo docente. Essa prática exige do monitor a elaboração de estratégias didáticas eficazes para a transmissão de conhecimentos, aliando suporte teórico e aplicação prática. Entre as atribuições do monitor, destaca-se o acompanhamento de aulas, visando esclarecer dúvidas pontuais, desde as mais simples como detalhes nos cálculos, até as mais complexas como por exemplo a operacionalização de softwares de análise estatística, como Calc e RStudio. A presença do monitor permite a resolução individualizada de questões técnicas, assegurando a adesão ao cronograma pedagógico. Complementarmente, horários extraclasse são disponibilizados para aprofundar conceitos mal assimilados, revisar fórmulas e auxiliar na interpretação de testes estatísticos, competência crítica em cursos como Agronomia, onde tais habilidades são aplicadas em Experimentação Agrícola e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O papel do monitor é de suma relevância para a formação de rotinas de estudo tanto para os alunos que vêm à procura de sanar suas dúvidas, como também para o próprio monitor, reforçando suas técnicas com as áreas abrangidas pelo projeto. O projeto de monitoria auxilia no aprimoramento de habilidades ao monitor desenvolvendo sua comunicação, atenção e organização, para que assim no decorrer dos semestres possa expressar o conhecimento de forma cada vez mais clara. Durante o semestre de 2024/2 foram realizados 40 atendimentos de forma online e presencial na sala de estudos. As dúvidas mais frequentes foram desde conceitos básicos, uso e interpretação das tabelas e gráficos até manipulação dos softwares e interpretação dos testes. A monitoria nas disciplinas de estatística é de grande importância para os alunos que vão sanar as suas dúvidas, para os professores que terão um retorno do monitor em relação às dúvidas dos alunos e compreensão do conteúdo, como também para o monitor que terá um grande aprendizado, aprimorando as habilidades de ensino e se preparando para a carreira docente. O projeto de monitoria enriquece o aprendizado de todas as partes envolvidas.