MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA NO CAMPUS PASSO FUNDO (2024-2025)
Palavras-chave:
Monitoria acadêmica, Anatomia Humana, EnsinoResumo
A Anatomia Humana é um conhecimento extenso e fundamental para a área da saúde, essencial na prática clínica e cirúrgica, impulsionando o avanço médico (VOLZ et al., 2022). Como ciência base, integra o currículo inicial (Processos Morfofuncionais I e II) do curso de Medicina do Campus Passo Fundo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Dada sua complexidade e elevada carga horária, estudos complementares extraclasse, como a monitoria, são vitais para consolidar o aprendizado discente (SOUZA et al., 2020). Para os monitores, oferece experiência docente supervisionada e proporciona o exercício de habilidades como liderança e didática, além de fortalecer o compromisso profissional (DE OLIVEIRA et al., 2024). Assim, a monitoria é uma estratégia de ensino mútua que aprimora o processo educacional (BATISTA et al., 2019). A monitoria em Anatomia Humana tem por objetivo criar um ambiente teórico-prático que promova a assimilação qualificada de termos e conceitos, beneficiando o ensino-aprendizagem de discentes e monitores. As atividades previamente programadas de monitoria ocorreram no Laboratório de Anatomia Humana do Campus Passo Fundo da UFFS, o qual é equipado com vasto acervo (modelos sintéticos, ossos, cadáveres e peças orgânicas), e foram guiadas por roteiros docentes, orientação, cronograma e bibliografia. Entre 05 de agosto de 2024 e 23 de abril de 2025, sete monitores (seis voluntários e um remunerado) promoveram sessenta encontros de monitoria no laboratório de Anatomia Humana, com duração aproximada de três horas cada, totalizando oitocentos e trinta e três atendimentos discentes. Foram realizados ainda dez simulados práticos para autoavaliação discente, propiciando ao acadêmico situações prévias que possibilitam o preparo e familiarização com avalições práticas, como exame clínico objetivo estruturado (OSCE), e futuras situações profissionais. Os monitores dedicaram-se de dez a dezesseis horas semanais, distribuídas entre preparo e atendimento. A monitoria em Anatomia Humana é sistematicamente aplicada desde 2014, sempre com alta assiduidade e o reconhecimento de discentes, monitores e docentes sobre sua necessidade, uma vez que permite a ampliação do tempo de prática laboratorial assistida dos discentes, possibilitando a consolidação do conhecimento, além de permitir aos monitores a obtenção de experiência profissional docente supervisionada e aprofundamento na área.
Referências
BATISTA, Larissa Junqueira et al. Contribuições da monitoria de anatomia humana no processo de aprendizagem discente. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, 2019. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4439. Acesso em: 30 abr. 2025.
DE OLIVEIRA, Maria Alice Pereira Junqueira et al. Monitoria de Anatomia Humana no curso de Medicina: relato de experiência. Saúde em Redes, v. 10, n. 2, 2024. Disponível em: https://revista.redeunida.org.br/index.php/rede-unida/article/view/4301. Acesso em: 30 abr. 2025.
SOUZA, Joquebede et al. Impactos da monitoria acadêmica de anatomia humana: concepções de estudantes de enfermagem. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 94, n. 32, 2020. Disponível em: https://www.revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/877. Acesso em: 30 abr. 2025.
VOLZ, Le et al. As bases da Medicina: a anatomia como parte fundamental da formação académica e da segurança profissional. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , v. 13, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35401. Acesso em: 30 abr. 2025.