MONITORIA DE ZOOLOGIA E ECOLOGIA NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Sam Silva dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Paulo Afonso Hartmann Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Marilia Hartmann Universidade Federal da Fronteira sul - Campus Erechim

Palavras-chave:

Monitoria, Zoologia, Ecologia

Resumo

Zoologia e Ecologia são componentes fundamentais da formação em Ciências Biológicas, conforme diretrizes do MEC (2001). No curso de Ciências Biológicas da UFFS – Campus Erechim, as disciplinas Zoologia I, II, III e Ecologia I e II são pilares da compreensão da diversidade biológica. A monitoria realizada entre 2023, 2024 e 2025 teve como finalidade contribuir com a aprendizagem dos discentes por meio do suporte didático e prático, promovendo a vivência acadêmica e a integração com a prática docente no ensino superior. O objetivo principal foi proporcionar suporte acadêmico nas disciplinas de Zoologia e Ecologia, contribuindo com a organização de aulas práticas e teóricas, esclarecimento de dúvidas, apoio em atividades de campo e manutenção de material didático. Os objetivos específicos incluíram auxiliar os alunos na assimilação dos conteúdos, organizar o material de laboratório, acompanhar atividades práticas e de campo, apoiar a recuperação de conteúdos e colaborar na estruturação da coleção didática do laboratório de Ecologia e Conservação. 
A fundamentação teórica da proposta está baseada nas diretrizes nacionais de formação em Biologia (MEC, 2001) e na valorização da monitoria como instrumento de democratização do ensino e da aproximação entre alunos e docentes. Autores como  Hickmann (2004) e Ricklefs (2016) embasaram os conteúdos abordados nas disciplinas, fornecendo suporte teórico à prática educativa desenvolvida. A metodologia envolveu participação direta nas aulas práticas de laboratório e campo, apoio extra-classe, organização de materiais (bandejas, frascos com álcool, lanternas e botas), verificação e manutenção da coleção didática com cerca de 65 táxons e auxílio na elaboração de listas de passageiros e documentos para viagens de estudos. Os alunos que perderam aulas puderam repor conteúdos com apoio da monitora ou realizar questionários. A monitora também participou de eventos institucionais como o "UFFS Portas Abertas", promovendo a divulgação científica das disciplinas. 
Os resultados foram expressivos: melhoria no aproveitamento dos alunos nas atividades práticas, maior integração entre teoria e prática, fortalecimento da comunicação entre alunos e docentes e efetiva contribuição para a inclusão pedagógica, com destaque para alunos que não puderam participar das aulas práticas tradicionais. A coleção didática foi ampliada e organizada, servindo como recurso permanente para as turmas futuras. A participação em eventos e jornadas de monitoria fortaleceu a formação da monitora e incentivou o interesse dos alunos pelas áreas de Zoologia e Ecologia. A monitoria, assim, se mostrou essencial na construção de um ambiente acadêmico mais colaborativo, inclusivo e prático, contribuindo para a qualidade da formação dos estudantes e para o desenvolvimento da experiência docente da monitora.

Biografia do Autor

  • Marilia Hartmann, Universidade Federal da Fronteira sul - Campus Erechim

    Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria e mestre e doutora em Zoologia pela UNESP - Campus Rio Claro/SP. Orienta no Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFFS. Atua nas áreas de herpetologia, biodiversidade e conservação e ectoxicologia com anfíbios.

Downloads

Publicado

21-08-2025