MONITORIA DE INGLÊS PARA FINS MÉDICOS: REFLEXÕES DE UM PROJETO PIONEIRO

Autores

  • Rafael Matielo UFFS
  • Pedro Lucas dos Santos Cardoso UFFS

Palavras-chave:

Inglês para Fins Médicos, Proficiência em Ingles, Monitoria

Resumo

 

Contextualização: O projeto de monitoria foi desenvolvido no âmbito dos Componentes Curriculares (CCR) de Inglês para Fins Médicos, com o objetivo de oferecer suporte contínuo aos estudantes de Medicina regularmente matriculados, visando à consolidação dos conteúdos abordados em sala de aula. Objetivos: Auxiliar no processo de aprendizagem do Inglês para Fins Médicos, por meio do fornecimento de materiais de apoio; apoiar o desenvolvimento de competências básicas em Língua Inglesa; fornecer suporte e esclarecer dúvidas relacionadas às atividades propostas em sala de aula. Aporte teórico: A execução do projeto fundamentou-se na sua concepção como espaço de fortalecimento da autonomia discente e de apoio ao processo de aprendizagem, conforme previsto na política institucional da UFFS. Para tanto, adotaram-se princípios das metodologias ativas, que enfatizam o protagonismo do estudante na construção do conhecimento (Richards; Rordgers, 2014), bem como a abordagem comunicativa no ensino de línguas, pautada pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), orientando a definição de competências linguísticas específicas para os níveis A1, A2 e B1. Além disso, o ensino de Inglês voltado à área médica orientou a seleção dos conteúdos e práticas nas monitorias, considerando a necessidade de integrar o desenvolvimento da fluência oral (Bygate, 2018) e o uso de tarefas significativas para a aprendizagem (Long, 2015; Van Den Branden, 2022). O projeto também incorporou a distinção entre conhecimentos implícitos e explícitos na aquisição de segunda língua, buscando atividades que favorecessem tanto a intuição linguística quanto a consciência formal (Ellis; Loewen; Erlam, 2019).            Metodologia: As monitorias foram adaptadas conforme o nível de proficiência dos estudantes. Para o nível A1 (iniciante), as ações focaram no desenvolvimento de habilidades básicas de leitura, escrita e comunicação oral, considerando a limitada exposição prévia ao idioma. Para o nível A2 (básico), priorizou-se o aprimoramento da compreensão e da produção oral, uma vez que a competência de compreensão já se encontrava mais consolidada. No nível B1 (intermediário), o foco recaiu sobre o fortalecimento da compreensão oral e escrita, competências essenciais para o domínio do inglês acadêmico, com enfoque maior no desenvolvimento da escrita acadêmica em inglês para fins médicos. Em todos os níveis, foram aplicados simulados teóricos e práticos para avaliar o progresso dos estudantes, com o emprego de exercícios, atividades e tarefas linguísticas, todas alicerçadas em conteúdos médicos que dialogam horizontal e verticalmente com a matriz curricular de formação médica. Resultados: As metodologias e abordagens empregadas mostraram-se eficazes, evidenciando avanços significativos nas competências linguísticas dos estudantes. Todas as atividades propostas foram executadas de acordo com o planejamento, ressaltando a relevância da monitoria não apenas para a aprendizagem do Inglês para Fins Médicos, mas também para o desenvolvimento acadêmico global dos estudantes de Medicina.

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Publicado

21-08-2025