MONITORIA EM BOTÂNICA
Palavras-chave:
Monitoria de ensino, Prática laboratorial, Ensino-aprendizagemResumo
O projeto de Monitoria em Botânica, vinculado ao curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Erechim, tem por objetivo o aprofundamento do aprendizado, por meio da diversificação de estratégias de ensino e de vivências práticas com o Reino Vegetal. A monitoria acadêmica permite tornar os discentes mais autônomos no processo de ensino-aprendizagem, já que facilita a socialização de conhecimento e vivências entre os próprios estudantes, mesmo que sob supervisão docente. A execução deste projeto deu-se durante o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025. Neste período, a monitora acompanhou, juntamente à docente responsável, a turma de Ciências Biológicas nos componentes curriculares de Morfologia Vegetal e Anatomia Vegetal, e a turma de Educação do Campo no componente curricular de Biologia na Educação Básica II. Durante as aulas práticas destas turmas, no laboratório de Microscopia, ocorria auxílio no manuseio dos utensílios de laboratório, no preparo das lâminas vegetais a serem visualizadas, e na identificação e compreensão das correspondências entre o conteúdo teórico visto em aula e as práticas realizadas em laboratório. Para as aulas práticas, a monitora fazia coleta de amostras vegetais conforme solicitação prévia da docente, e as dispunha em bandejas nas bancadas do laboratório. Além disso, foram realizadas reposições de aulas práticas com os estudantes que, por diversos motivos, não puderam participar das aulas regulares. Também foram oferecidas aulas particulares de revisão do conteúdo teórico, em horários alternativos aos das aulas, onde os principais tópicos para a prova ou os pontos de maior dificuldade de entendimento eram abordados. Internamente ao Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino em Botânica (GEPEB), a monitora participou de suas reuniões regulares, e das discussões de artigos científicos, com vistas a ampliar o conhecimento na área de Botânica. À partir da monitoria de ensino pôde-se perceber uma melhora de entendimento dos conteúdos vistos em aula, além de aumento na capacidade de execução das atividades práticas em laboratório por parte dos discentes. A participação neste projeto permitiu com que a monitora se aproximasse mais dos saberes relativos à Botânica, além de ter uma experiência de docência no ensino superior, aumentando as competências para a continuidade de sua carreira acadêmica.