A MONITORIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA INTEGRADA NA DISCIPLINA DE INSPEÇÃO E TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

Autores

  • Maria Eduarda Minosso Biesek UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza PR
  • Karina Ramirez Starikoff UFFS Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Geise Fátima de Oliveira UFFS Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza

Palavras-chave:

Microbiologia de Alimentos. Produtos de Origem Animal. Prevenção de Doenças.

Resumo

A prática da monitoria se destaca por seu papel formativo abrangente, favorecendo não apenas o aperfeiçoamento das estratégias educacionais, mas também o desenvolvimento técnico, didático e emocional dos alunos que dela participam. No contexto das disciplinas de Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal I e II, a atuação dos monitores retratou a competência dessa atividade na aplicação e mediação do conhecimento e no fortalecimento da experiência pedagógica em construção. Ao colaborar com a elaboração de materiais didáticos, proposição de estratégias de avaliação e aplicação de atividades coletivas, os monitores exercitaram competências como planejamento, organização, autonomia e flexibilidade. Essas competências são acionadas a partir das demandas apresentadas pelos discentes, promovendo um processo contínuo de aprendizagem mais dinâmico que relaciona a teoria e a prática. A monitoria também favorece o aprimoramento de competências socioemocionais essenciais, como a empatia, a escuta ativa, a comunicação assertiva, o pensamento crítico e a capacidade de atuar em equipe. Além disso, favorece a avaliação reflexiva sobre os processos educativos, que permite a análise de fundamentos teóricos, metodologias de ensino e os objetivos que orientam a ação que envolve várias áreas do conhecimento. Ao expor os monitores em uma atuação que ultrapassa o ato de repassar os conteúdos, como também os põe num debate sobre a função social no ensino superior, a formação cidadã e a responsabilidade técnica e ética que envolvem a prática profissional. A articulação da monitoria com projetos de pesquisa e extensão constitui um aspecto central na formação continuada dos monitores.  Com foco na utilização de novas metodologias, a monitoria participou na construção e realização de dois aulões temáticos, como foi o Dia da Medicina Veterinária Preventiva, que tratou de forma integrada a importância da atuação dos profissionais da área da veterinária na prevenção de doenças, e o Aulão sobre Serviço de Inspeção Municipal - S.I.M., Serviço de Inspeção Federal - S.I.F. e Vigilância Sanitária - VISA, que permitiu uma conversa entre profissionais e estudantes de uma maneira interativa, em que foi possível compreender as atribuições, competências e divergências entre esses sistemas de fiscalização e controle sanitário de produtos de origem animal. A proposta apoia-se na construção coletiva do saber, no incentivo ao pensamento crítico e na valorização do papel ativo dos estudantes no processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, a monitoria assume um papel formativo essencial — tanto na etapa inicial quanto ao longo da trajetória acadêmica — ao fortalecer o processo educacional no ensino superior e colaborar para a preparação qualificada dos futuros profissionais. Ao integrar ensino, pesquisa e extensão de maneira indissociável, reafirma-se o compromisso da UFFS com uma formação voltada à transformação social, à responsabilidade ética e ao avanço técnico-científico.

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Publicado

21-08-2025