MONITORIA DE PROGRAMAÇÃO I NO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Autores

  • Ana Paula Hartmann UFFS - Campus Chapecó
  • Samuel da Silva Feitosa UFFS - Campus Chapecó

Palavras-chave:

Programação, Atividades práticas, Programação competitiva

Resumo

O componente curricular de Programação I faz parte da matriz do curso de Ciência da Computação Vespertino e Noturno da Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Chapecó e pertence ao terceiro semestre regular em ambos (PPC, 2017). Ele engloba conteúdos voltados a programação orientada a objetos (POO) como herança, polimorfismo, abstração e encapsulamento. A monitoria visa criar um espaço que melhore o ensino, tanto do professor orientador quanto do estudante monitor, e permite um crescimento nas habilidades pedagógicas enquanto fornece uma maior qualidade de educação (NUNES, 2007). Dessa forma, o objetivo principal desse projeto é auxiliar os alunos do curso de Ciência da Computação Noturno e Vespertino a desenvolver as habilidades necessárias na solução de problemas usando Programação, utilizando-se um enfoque mais prático e visando resultados benéficos a comunidade envolvida.

As principais atividades desenvolvidas envolvem: disponibilizar horários para que alunos com dúvidas possam esclarecê-la, realizar e preparar aulas de programação para estudantes interessados do Clube de Programação – Turma Lovelace, treinar para maratonas de programação no Clube de Programação e participar de atividades formativas pedagógicas.

Durante o período de monitoria, do segundo semestre de 2024 até o presente, foram realizados diversos atendimentos para alunos buscando aprender ou reforçar conceitos da matéria ensinada. Esse aprendizado fora da sala de aula aconteceu nos laboratórios de programação, criando uma maneira para o estudante testar as suas habilidades enquanto questionava sobre suas dúvidas, juntando tanto a prática quanto a teoria. Além disso, a monitora trabalhou em desenvolver suas habilidades de programação por meio da resolução de problemas nas plataformas como Beecrowd e Codeforces. Essa atividade visa melhorar o entendimento de códigos, correção rápida de problemas e pensamento crítico sobre a melhor solução. Esses problemas são disponibilizados pelo projeto Clube de Programação.

Dentro desse tópico, está sendo realizado aulas no Clube de Programação – Turma Lovelace, um projeto de extensão voltado a ensinar programação competitiva para mulheres e não binários. Nessa turma extracurricular, é preparado e performado aulas de até 2 horas. Esse projeto já teve a participação de mais de 15 pessoas interessadas em aperfeiçoar sua programação. É uma forma de incentivar que minorias possam se sentir acolhidas no curso e evitar uma maior evasão.

Os resultados obtidos, como a participação notável tanto nas monitorias quanto nos projetos de extensão comprovam o sucesso desse projeto durante o ano de 2024/2025. Eles corroboraram tanto para o crescimento pessoal dos discentes que participam das atividades.

 

Referências

 

NUNES, João Batista Carvalho. Monitoria acadêmica: espaço de formação. A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal: EDUFRN, p. 45-58, 2007.

 

PPC. Projeto Pedagógico Do Curso De Ciência Da Computação – Bacharelado. Disponível em: https://boletim.uffs.edu.br/atos-normativos/ppc/cgccmbch/2017-0002. Acesso em 22 de abril de 2025.

Downloads

Publicado

21-08-2025