MONITORIA DE QUÍMICA NA UFFS CAMPUS ERECHIM

Autores

  • Kauê Câmara Leal de Oliveira UFFS, CAMPUS ERECHIM
  • Magali Kemmerich

Palavras-chave:

Monitoria. Ensino-Aprendizagem. Química básica.

Resumo

O projeto de monitoria em Química teve como propósito principal oferecer suporte ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes matriculados nos componentes curriculares dessa área, ofertados nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária, e Engenharia Civil. Conforme os objetivos estabelecidos no projeto que fundamentou a proposta, a monitoria buscou estimular nos acadêmicos-monitores a percepção do processo de ensino, promover avanços na aprendizagem em Química básica, e colaborar para a redução da evasão e o aumento dos índices de aprovação nas disciplinas. Ao longo da execução das ações, verificou-se que tais metas foram sendo gradualmente alcançadas. Segundo estudos como o de Silva et al. (2018), as taxas de desistência tendem a ser mais elevadas nas fases iniciais de cursos das áreas de ciências exatas, sendo a disciplina de Química frequentemente apontada como um dos fatores dificultadores, em função de lacunas na formação básica dos estudantes. Aspectos sociais, como questões econômicas e pessoais, também influenciam esse cenário. Em consonância, Frison (2016) destaca que projetos de monitoria em instituições de ensino superior vêm apresentando resultados positivos, representando estratégias alternativas de apoio ao ensino. A autora ainda reforça que a parceria entre professores, monitores e alunos favorece significativamente a aprendizagem. No caso dos monitores, essa prática contribui para o desenvolvimento de habilidades como a autorregulação, ou seja, a capacidade de planejar, executar e refletir sobre os próprios processos de ensino e aprendizagem. A metodologia adotada na monitoria incluiu a realização de encontros em sala de aula para discussão de conteúdos teóricos e resolução de exercícios, bem como a participação do monitor em aulas práticas, em colaboração com os docentes responsáveis. Observou-se que a procura pelos encontros era mais intensa em períodos próximos às avaliações, quando os alunos buscavam reforço para resolução de listas e esclarecimento de dúvidas. Do total de alunos do público-alvo, os alunos do curso de Agronomia foram os que apresentaram maior demanda da monitoria. Especificamente na disciplina de Química II, 25 alunos participaram da monitoria. Destes, 17 haviam obtido nota inferior a 6,0 na primeira avaliação. Após orientação para frequência contínua nas sessões de monitoria, apenas 4 estudantes não conseguiram recuperar a nota nas avaliações seguintes ou no exame final. De modo geral, os resultados evidenciam ganhos significativos para todos os envolvidos. Os professores puderam contar com o suporte do monitor para ampliar o alcance do conteúdo e atender melhor os discentes. Os estudantes, por sua vez, encontraram na monitoria um espaço complementar de aprendizagem, que contribuiu diretamente para a melhoria do desempenho acadêmico. O foco nas atividades esteve na preparação para as provas e na resolução de exercícios, o que se mostrou eficaz, conforme indicam os avanços observados nas avaliações. Assim, conclui-se que o projeto de monitoria impactou positivamente o processo de ensino-aprendizagem dos alunos atendidos.

 

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Publicado

21-08-2025