O IMPACTO DA MONITORIA EM PATOLOGIA VETERINÁRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Palavras-chave:
Patologia, Necropsia, HistopatologiaResumo
A monitoria acadêmica deve servir como iniciação do aluno monitor na docência através do cumprimento de atividades relacionadas ao preparo do material didático e revisão de atividades complementares, assim contribuindo para a melhoria do ensino na instituição, e por consequência, na qualidade da formação dos alunos. Neste sentido, a monitoria em Patologia ofertada no curso de Medicina Veterinária da UFFS, Campus Realeza, possui como objetivo promover a melhoria do processo ensino-aprendizagem e o rendimento acadêmico dos estudantes da graduação, além de estimular a postura científica e docente no aluno monitor. A patologia veterinária compreende o estudo de diversos aspectos da doença, como a sua natureza, as causas e o desenvolvimento destas condições, assim como as alterações estruturais e funcionais resultantes destes processos. A necropsia é um conjunto de procedimentos diagnósticos que são utilizados após a morte de um animal para determinar, confirmar ou descartar possíveis causas de morte, através de uma análise detalhada do cadáver, englobando a identificação de alterações macroscópicas e a coleta de tecidos orgânicos para posterior análise histopatológica ou por outros exames auxiliares. Embora seja uma prática realizada rotineiramente por especialistas, deve fazer parte do arsenal diagnóstico de todo médico veterinário, uma vez que a necropsia pode ser solicitada pelo tutor ou proprietário do animal em situações como disputas legais, por autoridades de vigilância sanitária, particularmente em situações que envolvam investigações epidemiológicas, ou mesmo pedidos de encaminhamento feitos por outros médicos veterinários. Logo, a prática adequada das técnicas de necropsia se torna imprescindível para o preparo dos estudantes da graduação. O aluno monitor deve auxiliar os docentes no decorrer dos CCRs de Patologia Básica e Patologia Especial I e II, facilitando o diálogo entre alunos e professores durante as aulas práticas e teóricas, além de acompanhar a aplicação de atividades acadêmicas, avaliando-as sob a perspectiva do discente, com ênfase nas práticas relacionadas à microscopia e principalmente técnicas de necropsia, por meio da identificação de alterações macroscópicas e correlação destas no contexto da doença. A presença dos alunos monitores durante a execução das aulas práticas e aplicação de atividades complementares promove a discussão saudável dentro da sala de aula, incitando novas ideias em seus pares e resgatando informações do próprio monitor, em um benefício mútuo que demonstra o papel formativo da monitoria acadêmica, tendo em vista o aperfeiçoamento das técnicas em necropsia e o aprofundamento teórico acerca das alterações observadas durante sua execução. Desta forma, espera-se que os estudantes carreguem consigo, para além da graduação, uma melhor capacidade diagnóstica e obtenham melhores resultados na vida profissional.