MONITORIA DE ENSINO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO) – CAMPUS REALEZA/PR: VIVÊNCIAS E APRENDIZADOS EM ATIVIDADES ACADÊMICAS E CULTURAIS NUMA VIAGEM DE ESTUDOS

Autores

  • Vanessa dos Santos Moura Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Thainara Maria Heberle Fellini Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Eduarda Karoline Lima dos Santos Gilioli Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Administração Pública, Monitoria de Ensino, Viagem de Estudos

Resumo

O presente resumo é fruto do trabalho desenvolvido no âmbito da Monitoria de Ensino no curso de Graduação em Administração Pública – Bacharelado, no Campus Realeza/PR. A proposta de Monitoria de Ensino foi aprovada no EDITAL Nº 12/PROGRAD/UFFS/2024 e teve início em agosto de 2024. O trabalho vem sendo desenvolvido por duas monitoras, sendo uma remunerada e outra voluntária, sob a orientação da Coordenação do Curso. A proposta apresentada e que logrou aprovação no referido Edital possuía 6 objetivos específicos. Destes, destacamos o seguinte: “Participar das atividades de planejamento, desenvolvimento e avaliação vinculadas à organização do ensino, pesquisa, extensão e cultura do Curso de Administração Pública e de seus processos de gestão”. Nesse sentido, este resumo trata de um evento específico da vida acadêmica do Curso de Administração Pública, diretamente relacionado a esse objetivo: a viagem de estudos realizada aos municípios de Matinhos e Curitiba. A programação da viagem foi cuidadosamente planejada com fins pedagógicos, integrando visitas técnicas, intercâmbio institucional e atividades culturais. Inicialmente, a comitiva do curso visitou o município de Matinhos, no litoral paranaense, onde foi recepcionada pela equipe do curso-irmão de Administração Pública da UFPR – Setor Litoral. Durante a visita, os estudantes e docentes conheceram brevemente o campus, tiveram contato com a estrutura curricular por meio da apresentação do Projeto Pedagógico do Curso (2015), e puderam dialogar sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na instituição, fortalecendo vínculos e promovendo a troca de experiências acadêmicas entre as universidades. Na sequência, a viagem teve continuidade na cidade de Curitiba, onde os participantes realizaram uma visita guiada ao Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado do Paraná, possibilitando reflexões sobre a estrutura e funcionamento do poder executivo estadual. Além disso, foram realizadas atividades culturais em pontos turísticos relevantes, como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer, promovendo uma vivência interdisciplinar e cultural aos discentes. As monitoras participaram ativamente de todas as etapas da atividade: contribuíram com a organização logística, mantiveram contato com as instituições envolvidas, acompanharam os discentes e prestaram apoio contínuo durante toda a viagem. Essa participação representa uma aplicação prática da proposta de monitoria, fortalecendo a integração entre teoria e prática (práxis freireana) no âmbito da formação acadêmica em Administração Pública.

Biografia do Autor

  • Thainara Maria Heberle Fellini, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Estudante do Curso de Administração Pública – Bacharelado, Campus Realeza/PR

  • Eduarda Karoline Lima dos Santos Gilioli, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Estudante do Curso de Administração Pública – Bacharelado, Campus Realeza/PR. 

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Publicado

21-08-2025