MONITORIA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
Palavras-chave:
Ensino de Botânica, Anatomia Vegetal, Diversidade VegetalResumo
Considerando-se a complexidade em torno do ensino de Botânica, entrar em contato com esta área é como aprender uma nova linguagem, visto que possui conteúdo teórico extenso, englobando grande número de estruturas morfológicas e vasta nomenclatura (Souza et al., 2013). Como forma de estimular o aprendizado e levar o aluno a fixar as características dos grupos vegetais e/ou das estruturas morfoanatômicas, a inclusão de aulas práticas com exemplares vivos é uma ferramenta de extrema importância (Salatino e Buckeridge, 2016), sendo a monitoria uma modalidade de ensino aprendizagem que contribui para a qualidade da formação dos alunos de graduação. O objetivo deste trabalho é apresentar as atividades realizadas pelo monitor do Projeto “Monitoria para o Ensino de Botânica”, desenvolvido na UFFS/ campus Cerro Largo. O projeto visa elaborar atividades relacionadas ao ensino de Botânica nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas/Licenciatura e Bacharelado. No segundo semestre de 2024, atendeu-se os componentes curriculares (CCRs) de Anatomia Vegetal, Morfologia Vegetal e Diversidade Vegetal II (Ciências Biológicas). No primeiro semestre de 2025 os CCRs de Diversidade de Algas e Fungos, Diversidade Vegetal I (Ciências Biológicas) e Anatomia Vegetal (Agronomia). Ao monitor deste projeto, coube auxiliar durante as aulas práticas dos CCRs, esclarecendo dúvidas em relação aos conteúdos, apoiar os alunos no uso de equipamentos ópticos e instrumentos para manipulação e reconhecimento das estruturas morfoanatômicas; auxiliar os alunos na confecção de lâminas histológicas temporárias e auxiliar na correta utilização de chaves de identificação de famílias botânicas. Já a monitoria extraclasse, realizada semanalmente no laboratório de Botânica, contou com um intenso movimento de alunos, especialmente do CCR de Diversidade Vegetal II, ela possibilitou aos alunos retomar a morfologia vegetal das espécies estudadas nas aulas práticas, além de treinar a identificação de famílias com plantas diferentes das vistas em aula. Adicionalmente, o monitor auxiliou na coleta semanal de materiais vegetais frescos da flora local para a utilização nas aulas práticas dos referidos CCRs. O monitor também realizou coletas de amostras para a inclusão na coleção didática, preservada em álcool 70º. Outra atividade do monitor, foi cuidar da manutenção do Espaço de Plantas Medicinais e Aromáticas do Campus, mesmo no período não letivo. O monitor retirou plantas indesejáveis, realizou a poda e a rega periódica, assim como contribuiu com a inclusão de novas espécies a coleção. Como pode-se verificar, o projeto de monitoria propiciou a participação do monitor em diversas atividades relacionadas ao ensino de Botânica, desde oportunizar a ampliação dos conhecimentos sobre conteúdos mais complexos da área e de práticas laboratoriais, até auxiliar no esclarecimento de dúvidas dos alunos, de forma mais próxima e colaborativa.