Monitoria em Bioquímica e Biologia Celular
Palavras-chave:
Monitoria de ensino. Ensino-aprendizagem. Iniciação à docênciaResumo
A biologia celular compreende o estudo da célula, a menor unidade da vida, junto com sua estrutura e funcionamento, enquanto a bioquímica refere-se ao estudo das biomoléculas e suas estruturas químicas e as funções exercidas no metabolismo, sendo ambas as disciplinas uma base de fundamental importância para cursos associados às áreas da biologia. No entanto, tais componentes curriculares apresentam um nível de complexidade considerável, fazendo com que os estudantes enfrentam dificuldades em assimilar os conceitos abordados e desenvolver suas competências e habilidades. Nesse sentido, a monitoria acadêmica apresenta-se como uma ferramenta de otimização do processo de ensinar e aprender, no qual o monitor beneficia a aprendizagem dos discentes ao colaborar com a compreensão do conteúdo teórico e das atividades práticas em laboratório, além de incentivar a participação da classe nas atividades propostas pelo corpo docente. Sobre esse viés, o Projeto de Monitoria em Bioquímica e Biologia Celular da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Erechim, tem como objetivo contribuir e otimizar o processo de ensino-aprendizagem dos discentes nas disciplinas de bioquímica e biologia celular para os cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária, visando diminuir a retenção e evasão estudantil, além de iniciar os monitores à docência no ensino superior. A vigência da monitoria iniciou em agosto de 2024 e tem previsão de encerramento em julho de 2025. Dentre as atividades realizadas até o momento, a monitoria ficou responsável por melhorar a compreensão dos conteúdos teóricos e prestar demais auxílios durantes as aulas práticas, como facilitar o manuseio do microscópio óptico e o estereomicroscópio e outros materiais biológicos na biologia celular, e auxiliar na execução de experimentos, tais como titulação ácido-base, cromatografia em papel, criação de curva padrão de proteínas, entre outras práticas realizadas no CCR de bioquímica. Além disso, durante o evento “UFFS Portas Abertas”, a monitoria realizou a recepção de estudantes do ensino médio no laboratório de Microscopia, apresentando materiais biológicos em microscópios ópticos e estereomicroscópios a fim de propiciar a comunidade externa algumas experiências com aulas práticas realizadas no campus, bem como instigar os visitantes a iniciar sua graduação na UFFS ou em outra instituição de ensino superior. Assim, com o passar de mais da metade do período de vigência da monitoria, têm sido observado que os discentes têm aumentado a procura pela monitoria e, consequentemente, foi possível observar uma melhor assimilação dos conteúdos, além do auxílio em aula prática melhorar a capacidade de manuseio e execução em microscopia e experimentos químicos e bioquímicos. Também, os monitores vinculados ao projeto têm aprofundado o seu conhecimento em práticas laboratoriais, além de experienciar a docência e a pesquisa no ensino superior, causando um crescente interesse em seguir a carreira acadêmica após a conclusão da graduação.