Monitoria nos CCRs de Fisiologia e Nutrição Animal e Bromatologia no Curso de Agronomia, Erechim-RS

Autores

  • Tuliana Prezotto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bernardo Berenchtein Universidade Federal da Fronteira Sul Campus de Erechim

Palavras-chave:

animais, aprendizado, produção animal

Resumo

A monitoria acadêmica é uma prática pedagógica destinada a aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, trazendo vantagens tanto para os alunos que atuam como monitores quanto para aqueles que recebem suporte. O ensino dos CCRs Fisiologia e Nutrição Animal e Bromatologia é fundamental para a formação de profissionais no curso de Agronomia, visto que abordam aspectos essenciais para a compreensão do funcionamento dos organismos animais e a otimização de sua alimentação para garantir saúde, bem-estar e produtividade, além das principais características e conteúdo dos alimentos fornecidos aos animais. A fisiologia animal estuda as funções e mecanismos dos sistemas biológicos, focando principalmente no sistema digestivo, e em conjunto com a nutrição animal, envolve o estudo dos nutrientes necessários para o crescimento, manutenção, reprodução e produção dos animais, bem como a formulação de dietas equilibradas, através de técnicas manuais e computadorizadas. Já em relação à Bromatologia , foca no estudo da composição química dos alimentos, suas propriedades nutricionais, e os métodos de análise para garantir a qualidade e a segurança alimentar dos animais e dos seres humanos, avaliando a composição química, o valor nutricional, a qualidade dos alimentos, envolve a análise de macronutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras), micronutrientes (vitaminas, minerais), e outros componentes como aditivos e contaminantes, através de aulas teórico-praticas no Laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal. A monitoria nos CCRs Fisiologia e Nutrição Animal e Bromatologia visa melhorar a compreensão dos alunos nessas áreas específicas através do apoio do monitor (FRISON, 2016). Entre os principais benefícios gerados foi a melhor compreensão dos mecanismos fisiológicos e nutricionais, desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas em análises de alimentos, levando a melhor compreensão e melhor desempenho acadêmico no Curso de Agronomia e na área da Produção Animal, por meio dos discentes cursistas e também, um melhor entendimento e treinamento da monitora bolsista. Nesse sentido, as principais atividades desenvolvidas tiveram como objetivo aperfeiçoar o ensino prático e teórico dos CCRs “Fisiologia e Nutrição Animal” e “Bromatologia” entre o docente e o corpo discente, por meio de informações de interesses dos mesmos. Foram desenvolvidas diversas atividades, entre agosto de 2024 a julho de 2025, sendo elas: Acompanhamento das aulas teóricas e Práticas; Preparo dos órgãos do trato digestivo de suínos, aves e bovinos; Acompanhamento de Coletas de Alimentos em produtores rurais; Acompanhamento de Formulações de Rações; Auxílio no entendimento dos conceitos de bioquímica envolvidos na digestão e absorção de carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas, minerais e água; Auxílio nas aulas práticas de bromatologia e Auxílio nas aulas teóricas de bromatologia, entre outras. Ao longo das diversas atividades desempenhadas, a discente bolsista adquiriu uma ampla gama de conhecimentos diretamente e indiretamente relacionados com a Fisiologia e Nutrição Animal e a Bromatologia, bem como conhecimentos interdisciplinares, desde habilidades organizacionais e de comunicação até competências de planejamento e organização de laboratórios e propriedades rurais, aperfeiçoando portanto, o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, no âmbito acadêmico, a interação com colegas, técnicos administrativos e docentes permitiu uma compreensão melhor do ambiente e das dinâmicas educacionais no nível superior de educação.

Biografia do Autor

  • Bernardo Berenchtein, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus de Erechim

    Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006), mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2008), doutorado e Pós-Doutorado em Ciências no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) (2012) e (2014) da Universidade de São Paulo. Foi docente na área de produção e nutrição de animais não ruminantes no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas de 2012 a 2016. Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Erechim, no curso de Agronomia, na área de Produção e Nutrição Animal. É orientador de Mestrado na área de Produção e Nutrição de Animais Não Ruminantes junto ao Programa de Pós Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

21-08-2025