Monitoria em Contabilidade Introdutória: Apoio Acadêmico e Desafios na Inclusão dos Discentes com Maior Necessidade
Resumo
Dada a dificuldade enfrentada por parte dos discentes na compreensão dos conteúdos de Contabilidade Introdutória, no curso de Ciências Econômicas da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, esta proposta de monitoria busca preencher lacunas deixadas durante as aulas regulares, auxiliando na assimilação dos conceitos fundamentais da disciplina. A base teórica utilizada apoia-se em autores como Ernani Ott (2012), Soares, Faria e Oliveira (2019), Souza, Virgens e Rego (2023), Cutti e Hofmann (2020), Bauren, Santos e Cantielri (2020), cujas abordagens priorizam a análise fundamentalista. Entre os principais temas abordados estão a leitura e interpretação do Balanço Patrimonial, da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), da Demonstração do Fluxo de Caixa e do modelo Fleuriet, com foco em indicadores de Liquidez, Endividamento, Rentabilidade e Lucratividade. Para ampliar o acesso ao conhecimento, forão disponibilizados materiais de leitura e vídeos explicativos, especialmente úteis para os alunos que não puderem participar das sessões presenciais. A metodologia proposta visa um acompanhamento mais individualizado, a fim de garantir que todos os estudantes tenham os recursos necessários para compreender os conteúdos discutidos. Entretanto, vale destacar duas limitações importantes da proposta atual. Primeiramente, o foco exclusivo na disciplina de Contabilidade Introdutória restringe o potencial de impacto da monitoria. Uma abordagem mais ampla, abrangendo outros Componentes Curriculares Relevantes (CCRs) e voltada preferencialmente às primeiras fases do curso, poderia oferecer um suporte mais efetivo e alinhado às maiores necessidades do corpo discente. Em segundo lugar, observa-se que, frequentemente, os estudantes que procuram pela monitoria são justamente aqueles que já demonstram maior facilidade e desempenho acadêmico. Assim, os alunos que mais necessitam de apoio acabam, muitas vezes, não se engajando nesse tipo de iniciativa, o que aponta para um desafio adicional em termos de comunicação e acessibilidade da monitoria. Apesar dessas limitações, espera-se que a proposta contribua para uma maior clareza conceitual e melhore o desempenho dos estudantes ao longo do componente curricular.