A Monitoria como Estratégia de Apoio à Aprendizagem em Física Básica

Autores

  • JOVIELI MICHALSKI Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A evasão nos cursos de licenciatura em Física é um desafio recorrente nas instituições públicas de ensino superior, especialmente nos primeiros semestres, quando os estudantes enfrentam dificuldades relacionadas à adaptação à nova rotina acadêmica, ao contato com conteúdos nunca vistos ou pouco abordados no Ensino Médio e à linguagem matemática. Esse cenário não apenas compromete o desempenho individual dos alunos, mas também impacta diretamente a formação de professores de Ciências e Física, áreas historicamente marcadas pela carência de profissionais. Diante desses desafios, a monitoria em Física Básica do curso de Licenciatura em Física do campus Realeza da UFFS tem como objetivo fornecer suporte aos estudantes ingressantes, promovendo um ambiente acolhedor, propício à resolução de dúvidas, à revisão dos conteúdos abordados em sala de aula e ao acompanhamento mais próximo da trajetória acadêmica.

Como referencial teórico, adotou-se a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que valoriza o conhecimento prévio dos estudantes e a construção ativa do saber. Além disso, a prática da monitoria está alinhada com os conceitos de mediação pedagógica de Lev Vygotsky, que destacam a importância do professor ou monitor como facilitador do processo de aprendizagem, auxiliando os alunos a avançarem com apoio social e pedagógico adequados. Essas abordagens fundamentam diretamente a atuação da monitoria, orientando a escolha de estratégias que valorizam o diálogo, o resgate de conhecimentos prévios e o suporte individualizado, especialmente nos momentos de maior dificuldade dos estudantes.

A metodologia da monitoria envolveu atendimentos presenciais e online, adaptando-se à disponibilidade dos estudantes — especialmente daqueles que conciliam estudo e trabalho. Durante os encontros, foram esclarecidas dúvidas específicas trazidas pelos alunos, realizadas revisões de conteúdo em períodos de avaliação e oferecida uma pré-correção de relatórios de laboratório, atuando diretamente nas principais dificuldades dos estudantes.

Como resultados, observou-se um aumento significativo no engajamento com as disciplinas, melhora no desempenho em avaliações e maior autonomia na resolução de exercícios e na elaboração de relatórios. Além disso, a monitoria também contribuiu de forma relevante para a formação da acadêmica monitora, permitindo a revisão de conteúdos e proporcionando vivências pedagógicas significativas. Assim, a monitoria configura-se não apenas como um instrumento de apoio à aprendizagem discente, mas também como uma oportunidade concreta de formação docente para os acadêmicos monitores, aproximando teoria e prática desde a graduação.

Downloads

Publicado

21-08-2025