A Experiência na Monitoria de Espanhol: Desafios e Aprendizados
Palavras-chave:
Monitoria, Espanhol, Monitoria em língua espanhola. Estágio. Produção textual em LE.Resumo
A monitoria de “Estudos da Língua Espanhola” teve como objetivo oferecer suporte às atividades desenvolvidas nas disciplinas de língua espanhola (sejam elas de línguas, de literatura ou de estágio) e ações, alinhadas a essas disciplinas, que promoveram atividades extras ligadas ao curso. Neste sentido, foram realizadas atividades de monitoria em grupo e também atendimentos individuais. Além destas atividades, outras foram realizadas, como a criação de um site com cronograma de aulas e conteúdos, a participação em eventos como recepção de alunos da comunidade exterior à universidade e oficinas, além da produção de materiais visuais para redes sociais e criação de fichamentos relacionados à área de monitoria. Apesar da monitoria oferecer suporte para todos os alunos do Curso de Letras, a procura de auxílio se restringiu a estudantes iniciantes. Os momentos de comunicação oferecidos foram compostos por aulas coletivas quinzenais e atendimentos individuais realizados conforme a necessidade dos alunos. Adicionalmente, houve a participação em eventos e oficinas, dependendo do calendário acadêmico. A metodologia adotada nestes encontros foi a comunicativa, pois “o ensino de línguas estrangeiras só pode, com efeito, ser examinado como uma forma de troca comunicativa: ensinar é pôr em contato, pelo próprio ato, sistemas linguísticos [...]” (Martinez, 2009, p. 15). Acerca dos encontros quinzenais, vale a pena citar que esta foi a etapa com maior envolvimento no planejamento do monitor. As aulas complementares (metodologia utilizada para atender ao grupo) tinham como objetivo utilizar a literatura como recurso para desenvolver tanto a competência linguística quanto a criatividade e a dimensão cultural dos aprendizes, pois “la literatura trae a colación nuestras propias vidas, nuestras percepciones de las cosas y nuestra capacidad inventiva.” (Moralez; Martinez, 2002, p. 32). Porém, foi algo desestimulante a falta de participação dos alunos. Entre os resultados alcançados, destaca-se o desenvolvimento pessoal do monitor, que ampliou seu interesse e habilidades no estudo do espanhol. Contudo, o processo enfrentou o desafio significativo da baixa participação discente, o que gerou desmotivação em alguns momentos. A experiência evidenciou a importância de buscar, formular e aplicar estratégias mais atrativas para envolver os estudantes, bem como a necessidade de repensar formas de divulgação e motivação no ambiente universitário.