A MONITORIA NO CURSO DE ENGENHARIA DE AQUICULTURA: UMA ABORDAGEM ALÉM DOS ATENDIMENTOS
Resumo
A monitoria acadêmica se constitui em um espaço de troca de experiências e descobertas, tratando-se de ferramenta de auxílio no processo de ensino‑aprendizagem que contribui tanto para o aprendizado e crescimento profissional e pessoal do discente quanto do docente (Gonçalves et al., 2021). Além de auxiliar no desempenho dos estudantes assistidos, o programa de monitoria visa despertar o interesse do aluno monitor pela docência, reforçando sua ligação com a universidade e com as práticas educacionais (Jesus et al., 2012). A monitoria tem sido um dos caminhos trilhados para efetivar a associação do ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação, a partir do envolvimento do estudante monitor no processo de ensino-aprendizagem, bem como inserindo-o em atividades de pesquisa e extensão (Palheta e Oliveira, 2022). Neste contexto, objetiva-se com o presente trabalho apresentar as atividades realizadas na modalidade monitoria por curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, que compreende uma atuação abrangente do aluno monitor. Os componentes curriculares (CCRs) contemplados no projeto englobam desde as primeiras fases do curso de graduação, com Aquicultura Geral I e II, até as fases mais avançadas, com Nutrição em Aquicultura e Maricultura, possibilitando auxiliar e acompanhar os estudantes em contextos diferenciados, no início e meio da graduação, sempre observando sua evolução. Além da realização de atendimentos pelo monitor para auxílio aos discentes nas disciplinas compreendidas pelo projeto de monitoria, este também atuou como voluntário na execução de projetos de pesquisa e extensão de responsabilidade da docente coordenadora, desempenhando papel importante na organização e condução dos trabalhos no Laboratório de Nutrição de Organismos Aquáticos. Dentre as numerosas atividades desenvolvidas pelo monitor, estiveram o apoio às ações do curso e da universidade de modo geral, tais como a acolhida aos calouros 2025, em que os monitores do campus realizam mutirões para repassar instruções, dicas e informações aos novos alunos, incluindo o auxílio na confecção das carteirinhas estudantis e capacitações para uso do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas). Especificamente com os calouros do curso, foram realizadas práticas de integração para ambientação na Engenharia de Aquicultura, com atividades de passagem de rede em viveiro para realização de biometria dos peixes e manejo do cultivo. Outras atividades de suporte também foram executadas pelo monitor, tais como a participação ativa na organização de diversos eventos, como o UFFS de Portas Abertas, Semana Acadêmica Integrada e divulgação do curso de Engenharia de Aquicultura em diversas oportunidades. Exemplo de momento importante, que contou com a participação do monitor na divulgação do curso e da UFFS, foi a ExpoAgro, exposição agropecuária que ocorreu no município de Laranjeiras do Sul – PR entre os dias 28 e 30 de março de 2025. Na ocasião, o aluno monitor, juntamente com outros acadêmicos do curso, realizou a exposição de um sistema de aquaponia, divulgando sobre o que é Aquicultura e demais informações acerca do curso de Engenharia de Aquicultura da UFFS. Por fim, ressalta-se que a monitoria estimula o indivíduo a descobrir as áreas de maior interesse pessoal, em que os conhecimentos adquiridos por meio da docente orientadora, alunos monitorados e participação em atividades diversificadas da esfera universitária, incluindo de pesquisa e extensão, acrescentam ao crescimento intelectual e social do monitor, abrindo-lhe novos horizontes e perspectivas acadêmicas.