MONITORIA DE MATEMÁTICA: APOIO PEDAGÓGICO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Izabel Gioveli Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Monitoria. Aprendizagem. Ensino.

Resumo

No cenário do ensino superior em matemática, frequentemente se observa uma diversidade de níveis de compreensão entre os estudantes, o que pode gerar dificuldades significativas para alguns. A monitoria surge nesse contexto como uma iniciativa essencial para oferecer suporte individualizado e em pequenos grupos, visando a superação dessas barreiras de aprendizado. Dessa forma, trata-se de uma atividade de apoio pedagógico voltada para os alunos que desejam

reforçar o aprendizado ou expandir seu conhecimento. Ao possibilitar que os monitores auxiliem seus colegas na aprendizagem, a monitoria se torna um espaço propício para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas essenciais, como a didática, a comunicação eficaz e a escuta atenta. Nesse sentido, o projeto “Monitoria de Matemática” proporciona atividades de apoio pedagógico aos alunos dos componentes curriculares (CCR's) de Matemática C e Cálculo I dos cursos de graduação do Campus Cerro Largo. O objetivo é contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos desses CCR’s, e ao mesmo tempo, proporcionar aos monitores uma experiência com a docência no ensino superior. Neste contexto, o presente trabalho possui como objetivo apresentar os resultados alcançados, por meio do desenvolvimento do projeto Monitoria de Matemática, no segundo semestre de 2024. As atividades de monitoria realizadas ao longo do projeto proporcionaram atendimento individualizado e em pequenos grupos, permitindo o monitor auxiliar na superação de dificuldades conceituais e no fortalecimento da autoconfiança dos estudantes. Para isso, foram desenvolvidas diversas ações, incluindo reuniões periódicas com o professor orientador, definição de horários variados para atendimento aos alunos, estudo e aprofundamento dos conhecimentos envolvendo Matemática e Cálculo, resolução antecipada de listas de exercícios e participação nas atividades de formação e estudos relacionados à monitoria e à iniciação à docência. Acredita-se que a realização da monitoria de Matemática proporciona um ambiente de aprendizado, onde alunos de diferentes cursos compartilham experiências, esclarecem dúvidas e aprofundam seus conhecimentos. Ainda, a monitoria busca desenvolver habilidades pedagógicas no monitor, aprofundar a compreensão dos CCR’s de Matemática C e Cálculo por meio do ensino e, ao mesmo tempo, despertar ou fortalecer o interesse pela carreira acadêmica. Além disso, a monitoria pode fornecer ao professor uma nova perspectiva sobre os CCR’s, auxiliando na identificação de aspectos que requerem maior atenção em sala de aula e contribuindo para o aprimoramento contínuo do processo de ensino e aprendizagem. Portanto, a monitoria beneficia todos os envolvidos e contribui para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nos cursos de graduação.

Downloads

Publicado

21-08-2025