MONITORIA DE ENSINO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS TÉCNICOS COM AUTOCAD

Autores

  • Patrícia Marasca Fucks UFFS - Campus Cerro Largo https://orcid.org/0000-0002-4304-9870
  • Fábio José Böck Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS
  • Anderson Novak Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS

Palavras-chave:

Software gráfico, Apoio pedagógico, Desenho digital

Resumo

O projeto “Apoio pedagógico para elaboração de projetos técnicos, na área de Engenharia, com recursos do software gráfico AutoCAD” desenvolveu-se de 05/08/2024 a 18/07/2025. Englobou os Componentes Curriculares “Desenho técnico auxiliado por computador” (GCS522), “Sistemas de Água e Esgoto” (GEN134), “Tratamento de Águas de Abastecimento” (GEN029), “Drenagem Urbana e controle de Enchentes” (GEN174), da Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária. Teve a colaboração de dois docentes e dois monitores (um bolsista e um voluntário). Objetivou instrumentalizar os alunos com ferramentas e comandos do desenho digital, capacitando-os para executar projetos técnicos desenvolvidos nos referidos CCRs, utilizando recursos do software gráfico AutoCAD. Quanto à metodologia, realizaram-se os atendimentos durante as aulas do GCS522, auxiliando à atividade docente, ou em horários extraclasse, reforçando o aprendizado e sanando dúvidas dos alunos quanto ao uso do software. Nos encontros com a equipe do projeto, dialogou-se sobre o andamento das aulas; foi feita a identificação e análise das principais dificuldades de ensino-aprendizagem dos conteúdos a partir das dúvidas dos alunos, manifestadas nos atendimentos, e do resultado de avaliações; discutiram-se estratégias e desafios para motivar a participação dos alunos e seu engajamento nas práticas, durante as aulas e/ou extraclasse; analisou-se o PPC da Agronomia, identificando os CCRs e respectivos conteúdos, com possíveis aplicações do desenho técnico usando o AutoCAD. Constatou-se que a procura por atendimentos constituiu-se majoritariamente por dúvidas manifestadas pelos acadêmicos da Agronomia, durante o período das aulas do GCS522 ou em horários extraclasse. Frequentemente, alguns alunos não observaram a sequência para execução dos comandos e denotaram dificuldade de utilizá-los de forma associada, a fim de obter êxito na elaboração dos desenhos. Também revelaram certo desconhecimento quanto às noções de computação básica, que possibilitariam salvar corretamente seus trabalhos e recuperá-los posteriormente, dando continuidade ao desenho dos projetos técnicos. Os monitores prestaram suporte fundamental aos matriculados no período de ajustes, faltantes às aulas iniciais, bem como àqueles regularmente matriculados, mas cujas dificuldades podem estar associadas a problemas como falta de pontualidade e frequência nas aulas. Com relação ao layout do Laboratório de Informática, a disposição das telas dos computadores, cuja orientação é perpendicular à parte frontal da sala, onde estão o quadro branco e a projeção multimídia, dificultou a visualização dos conteúdos apresentados. Esse aspecto fica ainda mais comprometido para aqueles que estão sentados nas fileiras mais distantes da parte frontal e/ou sentados de costas. Não houve demanda de atendimento por parte dos acadêmicos dos demais CCRs vinculados ao projeto. Contudo, foram sanadas dúvidas da aplicação do desenho com o AutoCAD em outros CCRs da Agronomia como “Fruticultura”, “Irrigação e Drenagem”, “Hidráulica Aplicada” e “Construções rurais e Infraestrutura”. Evidencia-se a importância do projeto como instrumento didático-pedagógico, auxiliando às atividades docentes e também reforçando o aprendizado dos alunos com relação aos inúmeros recursos do software AutoCAD, aplicáveis em diferentes áreas da atuação dos profissionais vinculados ao CREA. Assim, as ações do projeto de monitoria de ensino contribuem no processo de formação dos acadêmicos da Engenharia e Agronomia e criam condições para melhoria da qualidade do ensino na Universidade.

Biografia do Autor

  • Patrícia Marasca Fucks, UFFS - Campus Cerro Largo

    Arquiteta e Urbanista, pela UFSM/RS; Mestre em Extensão Rural, pela UFSM/RS, Especialista em Patrimonio Cultural em Centros Urbanos, pela UFRGS/RS; Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica do PPGECT-UFSC/SC; Professora no Ensino Superior desde 2003; Atuação desde 2010 como docente e pesquisadora da UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo/RS.

  • Fábio José Böck, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS

    Universitário cursando a 5ºnível do Curso de Bacharelado em Agronomia, na UFFS, campus Cerro Largo/RS; Técnico em Agropecuária, formado na Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste de Santa Rosa/RS.

  • Anderson Novak, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS

    Universitário cursando  o 9º nível do Curso de Bacharelado em Agronomia, na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo/RS.

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Publicado

21-08-2025