MONITORIA DE HISTOLOGIA E CITOLOGIA PARA OS CURSOS DE MEDICINA E ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Histologia, Citologia, Monitoria acadêmicaResumo
Contextualização: A monitoria, respaldada por normas institucionais, é uma estratégia de apoio ao ensino superior que, ao promover a mediação entre estudantes, fortalece a aprendizagem, a autonomia e o protagonismo do monitor no processo educacional. Além de contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a monitoria promove o amadurecimento intelectual e interpessoal dos monitores. Com a expansão do ensino remoto durante a pandemia, seu papel mostrou-se ainda mais relevante e adaptável às novas demandas educacionais e tecnológicas. Objetivos: Relatar as experiências dos monitores dos componentes de Citologia e Histologia ministradas para discentes dos cursos de graduação em enfermagem e de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que visavam auxiliar os estudantes a consolidar os conhecimentos teóricos e práticos propostos nos componentes curriculares, por meio de diferentes métodos de aprendizado. Aporte teórico: As atividades de monitoria foram fundamentadas nas obras Histologia Básica de Junqueira e Carneiro, e Histologia: Texto e Atlas de Ross e Pawlina. A experiência considerou ainda a monitoria como ferramenta de aprendizagem ativa, promovendo a construção do conhecimento tanto por parte dos alunos quanto do monitor. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo e retrospectivo, do tipo relato de experiência. A reflexão se baseia na perspectiva de quatro discentes na execução do programa de monitoria acadêmica dos componentes de histologia e citologia, no período de 2024-2025, para estudantes dos cursos de graduação de enfermagem e de medicina na UFFS - Campus Chapecó. Resultados: As monitorias foram realizadas majoritariamente no laboratório de histologia, acompanhando o plano de ensino das disciplinas de medicina e enfermagem. Para tornar o aprendizado mais atrativo, foram utilizadas metodologias ativas em algumas aulas, como flashcards e questionários em tempo real, além de momentos para esclarecimento de dúvidas e aprofundamento do conteúdo. Observou-se melhora no desempenho dos alunos, especialmente no conteúdo prático, que exige maior atenção aos detalhes morfológicos. Para os monitores, a atividade permitiu revisar o conteúdo com uma perspectiva mais clínica, já que, por estarem em fases mais avançadas do curso, conseguem articular os conhecimentos da histologia com outras disciplinas. Além disso, a monitoria contribuiu para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, oratória, didática e trabalho em equipe, promovendo aprendizados que vão além do âmbito acadêmico. A experiência também se consolidou como uma oportunidade de exercício da docência ainda na graduação, contribuindo para o interesse na área e pela vontade de ensinar.