MONITORIA EM LITERATURAS HISPÂNICAS: FORMAÇÃO DOCENTE, INCLUSÃO E QUALIFICAÇÃO DO ENSINO
Resumo
O projeto “Monitoria em Literaturas Hispânicas” é desenvolvido no curso de Letras ̶ Português e Espanhol ̶ Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo. Sua proposta se insere no contexto de democratização do acesso e permanência no Ensino Superior, buscando contribuir para a formação docente e o fortalecimento do ensino de Literaturas Hispânicas. O projeto visa, também, integrar professores e alunos em atividades de monitoria, valorizando a pluralidade sociocultural, combatendo o racismo e promovendo a inclusão no ambiente acadêmico. Nessa perspectiva, apresentam-se como objetivos: fomentar a iniciação à prática docente, qualificar o ensino e aprendizado das Literaturas Hispânicas, apoiar a permanência estudantil e promover a valorização das diferenças culturais e étnicas. A monitoria também busca desenvolver habilidades pedagógicas, críticas e de mediação entre os estudantes, potencializando suas competências linguísticas, culturais e sociais. O aporte teórico do projeto fundamenta-se nas reflexões de Chauí (2003) sobre função social da universidade pública, no Plano Nacional de Educação (PNE, 2014-2024), e nas concepções de literatura como instrumento humanizador segundo Antônio Cândido (2012) e Lima e Lago (2013). A literatura hispânica é vista como meio de enriquecer a formação cultural, crítica e linguística dos aprendizes, incentivando a integração dos povos e o pensamento reflexivo. A metodologia contempla atividades de apoio didático-pedagógico realizadas pela monitora sob orientação docente, encontros de planejamento e avaliação, realização de estudos específicos sobre Literaturas Hispânicas, estratégias de acolhimento e inclusão, além de registros dos atendimentos. Os monitores participam de formação continuada e elaboram relatório final analítico das atividades desenvolvidas. Como resultados esperados, o projeto prevê a qualificação do ensino de Literaturas Hispânicas, o fortalecimento da formação dos monitores para a prática docente, a promoção da inclusão e combate ao racismo na universidade, bem como a ampliação das habilidades acadêmicas e culturais dos estudantes atendidos. A monitoria pretende ainda contribuir para a redução da evasão escolar e para a consolidação de políticas de permanências estudantil na UFFS.