Atividades de Monitoria nas disciplinas Bioquímica e Genética Agropecuária para o Curso de Agronomia – UFFS Chapecó

Autores

  • Samuel Mariano-da-Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Ana Júlia Falchetti da Silva
  • Pedro Henrique Hofstatter Foster

Palavras-chave:

experiência docente, genética, bioqu´ímica

Resumo

A monitoria acadêmica é uma prática pedagógica consolidada no ensino superior, proporcionando ao discente-monitor um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem. Essa atividade contribui tanto para o aprimoramento da aprendizagem dos colegas quanto para o desenvolvimento da autonomia e da autoaprendizagem do próprio monitor (Ferreira & Lira, 2024). Este relato tem por objetivo descrever as experiências de dois discentes que atuaram como monitores remunerados nas disciplinas de Bioquímica e Genética Agropecuária, no período de 14 de agosto de 2024 até o presente momento. Ambas as disciplinas, ofertadas no curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó, possuem carga horária de três horas semanais, com encontros presenciais conduzidos em formato expositivo-dialogado. As aulas são ministradas com o auxílio de recursos audiovisuais e uso de lousa, promovendo a participação ativa dos estudantes e considerando seus conhecimentos prévios, com o professor atuando como mediador para fomentar questionamentos, interpretações e discussões sobre os temas abordados. Complementarmente, são disponibilizados materiais científicos, como artigos, revisões, dissertações e teses, pertinentes aos conteúdos das aulas, incentivando a leitura, interpretação e compreensão de textos acadêmicos. Adicionalmente, sugerem-se atividades extracurriculares, como a visualização de vídeos relacionados aos tópicos estudados, visando enriquecer o processo de aprendizagem. O presente projeto teve como objetivo aprimorar as atividades técnico-didáticas no ambiente acadêmico, fomentar uma cultura de cooperação por meio da mudança de atitudes e da conscientização sobre a importância do convívio, bem como proporcionar aos estudantes do Curso de Agronomia ações que contribuam para seu pleno desenvolvimento acadêmico. Durante o período de vigência, os monitores estiveram disponíveis, no turno oposto ao das aulas, para realizar dois encontros semanais com os colegas matriculados nas disciplinas. Nesses encontros, dúvidas foram esclarecidas e, sempre que necessário, os conteúdos das aulas foram reexplicados em uma linguagem mais acessível aos discentes. Além disso, os monitores coletaram informações sobre as dificuldades comuns enfrentadas pelos estudantes, as quais foram discutidas semanalmente em reuniões com o professor orientador, abordando também os avanços, desafios e obstáculos observados durante a monitoria. A monitoria registrou uma participação significativa de alunos, sendo relatada uma parcela considerável de discentes com dificuldades de aprendizagem, concentração, leitura e escrita. Observou-se que, além da transmissão de conhecimento pelo professor, houve uma aprendizagem mútua entre estudantes e monitores, permitindo a sistematização de diferentes perspectivas. Conclui-se que a monitoria acadêmica representa um passo importante na trajetória universitária, sendo uma experiência fundamental para aqueles que almejam seguir a carreira acadêmica, pois contribui para a construção da identidade docente do aluno-monitor. Tanto o professor orientador quanto os monitores constataram que a monitoria não constitui uma modalidade de ensino simples, exigindo acompanhamento e dedicação constantes.

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Publicado

21-08-2025