MONITORIA ACADÊMICA COMO PRÁTICA COMPLEMENTAR NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM EM MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Medicina, Monitoria acadêmicaResumo
A monitoria universitária é uma estratégia metodológica relevante para a consolidação do ensino-aprendizagem no ensino superior, promovendo o desenvolvimento intelectual e pessoal dos discentes. Além disso, constitui um espaço de enfrentamento colaborativo de desafios pedagógicos, contribuindo para a formação acadêmica (BORGES et al., 2024). Essa prática mostra-se particularmente pertinente em disciplinas consideradas de elevada complexidade conceitual e difícil entendimento, como Fisiologia, Bioquímica, Histologia e Patologia, presentes nos componentes curriculares Processos Biológicos I e II, Processos Morfofuncionais I e II, e Processos Patológicos I e II. Conforme a literatura, observa-se um padrão recorrente de desmotivação discente em relação a essas áreas do conhecimento. A exemplo, Mello-Júnior et al. (2007) observaram que, em uma amostra de 350 alunos de diferentes cursos de graduação que cursaram a disciplina de Patologia, 50,2% consideraram as aulas pouco engajadoras. Ainda, outros desafios são relatados na literatura, como a dificuldade em assimilar conteúdos considerados de alta densidade teórica e em compreender conceitos de elevado grau de abstração, característica comum às disciplinas mencionadas (MERCÊS; MACIEL, 2018). Nesse cenário, a adoção de práticas pedagógicas alternativas mostra-se relevante para a superação de obstáculos relacionados à aprendizagem. Portanto, este trabalho tem por objetivo relatar a aplicação de metodologias ativas como listas de questões e simulados teórico-práticos como instrumentos de apoio à monitoria acadêmica, estruturados com base nos conteúdos previamente abordados nas aulas. Após a realização das atividades, procedeu-se à revisão coletiva dos conteúdos, mediada pelos monitores e apoiada por recursos visuais (slides), com vistas à fixação do conhecimento e ao esclarecimento de dúvidas. A avaliação da percepção discente foi realizada por meio de formulário eletrônico anônimo e voluntário, aplicado às turmas participantes no primeiro semestre de 2025. O instrumento avaliativo contou com oito assertivas a serem qualificadas a partir da escala Likert (1 a 5), sendo três relacionadas à atuação dos monitores e cinco à metodologia empregada, além de campo aberto para comentários adicionais. Foram obtidas 11 respostas. No que tange à atuação dos monitores, 100% dos respondentes manifestaram concordância plena quanto ao domínio dos conteúdos, clareza expositiva e disponibilidade para sanar dúvidas. Em relação à metodologia adotada, 90,9% consideraram as atividades alinhadas aos conteúdos curriculares, 81,8% relataram diminuição da ansiedade pré-avaliação, e 100% indicaram que os contribuíram significativamente para a compreensão dos temas, identificação de lacunas cognitivas e consolidação do aprendizado. As manifestações qualitativas destacaram, sobretudo, o valor da revisão conduzida pelos monitores como elemento facilitador da preparação para as avaliações formais. Observa-se, assim, que a monitoria não apenas fortalece o processo de aprendizagem, mas também contribui para a redução da ansiedade, aspecto particularmente relevante entre estudantes, cujos níveis de estresse tendem a se intensificar em períodos avaliativos. Tais resultados sugerem que a implementação de metodologias ativas no contexto da monitoria acadêmica constitui uma intervenção pedagógica eficaz, com impacto positivo tanto na aprendizagem quanto no bem-estar discente. A receptividade favorável observada entre os respondentes corrobora o potencial desta estratégia como recurso complementar ao currículo formal, especialmente em componentes curriculares que demandam maior esforço cognitivo e preparo teórico-prático.