MONITORIA EM SISTEMAS DIGITAIS E PROJETO DE HARDWARE

Autores

  • Luciano Lores Caimi UFFS
  • Breno Soares Alves
  • Geomar Andre Schreiner

Palavras-chave:

Circuitos Digitais. Sistemas Digitais. Monitoria de Ensino.

Resumo

A disciplina de Circuitos Digitais do curso de Ciência da Computação (PPCCC, 2025) constitui o primeiro contato da jornada acadêmica e pessoal dos estudantes com a área de sistemas digitais e organização de computadores. Além disto, os conteúdos apresentados requerem o aprendizado de um novo modelo de pensamento lógico (expresso na Álgebra de Boole). Tais aspectos refletem-se em altos índices de desistência e reprovação neste componente curricular ao longo da sua oferta no curso (RODRIGUES, 2015). O objetivo da monitoria é proporcionar auxílio e acompanhamento dos conteúdos e atividades das disciplinas da área de hardware, permitindo, através dos monitores, a resolução de dúvidas, o auxilio nas montagens e atividades práticas em laboratório e resolução assistida de exercícios. Em consonância com a finalidade presente na Resolução nº 31/CONSUNI/CGAE/UFFS/2021, bem como o que é trazido por Steinbach (STEINBACH, 2014, p.3), a monitoria apresenta-se como um instrumento que propicia benefícios a 3 atores do processo ensino: (i) aos docentes pelo auxílio recebido no planejamento e aplicação de atividades, bem como pelo auxílio recebido na interlocução com os discentes propiciado pela presença do colega monitor; (ii) aos discentes pelo auxilio na realização das atividades teóricas e práticas propostas pelo professor, assim como a facilidade de interlocução oferecida por um colega; (iii) ao monitor pela oportunidade de participar ativamente do processo ensino/aprendizagem, obtendo nesta atividade uma iniciação orientada na prática docente. A metodologia para atender e acompanhar os objetivos da monitoria e as atribuições do monitor se constitui através de reuniões quinzenais para alinhamento, planejamento de atividades e avaliação da efetividade das atividades realizadas no período anterior. Assim, a cada quinzena é desenvolvido um plano de atividades para os estudantes e para o monitor (elaboração de exercícios, resolução de exercícios, acompanhamento de aulas práticas, roteiro de aula em laboratório, entre outras) e um relatório de avaliação das atividades realizadas no período anterior (número de auxílios realizados no período, conteúdos abordados, atividades práticas realizadas, sugestões de atividades em função do tipo questionamento recebido, entre outras).

A Figura 1 apresenta os resultados de um questionário sobre o uso e a percepção da monitoria nas disciplinas de Circuitos e Sistemas Digitais, respondido por estudantes. Foram contatados via e-mail 100 estudantes que utilizaram a monitoria no semestre 2024/02.

https://drive.google.com/file/d/15E7nLjCrfYz7YzS2wrYaqFy-PwS_Z9Yx/view?usp=sharing

 Figura 1: Avaliação da Monitoria de Sistemas Digitais e Projeto de Hardware (Fonte: autores)

A seguir uma análise das informações extraídas dos gráficos: (a) dos 22 respondentes, 59,1% afirmaram ter utilizado a monitoria, enquanto 40,9% não a utilizaram. Esse dado mostra uma adesão razoável à monitoria, mas também indica que uma parcela significativa dos alunos não recorreu a esse recurso de apoio; (b) Entre os 9 estudantes que não utilizaram a monitoria, a maioria (66,7%) alegou que não precisou. Outros 33,3% afirmaram não ter tempo para estudar fora do horário de aula, e pequenas porcentagens indicaram poucas opções de horário (11,1%) ou incompatibilidade de horários (11,1%). Isso mostra que, embora o serviço estivesse disponível, o motivo principal da não utilização foi a autossuficiência percebida pelos alunos, seguida de limitações logísticas; (c) Os dados da frequência de uso da monitoria indicam que a maioria dos usuários fez um uso contínuo, sugerindo que a monitoria foi útil o suficiente para justificar retornos frequentes; (d) A maioria absoluta (84,6%) classificou o domínio do conteúdo pelo monitor como máximo (5), e 15,4% deram nota 4; (e) Os dados relativos ao incentivo à autonomia do estudante refletem uma prática pedagógica positiva, com foco na autonomia e no aprendizado ativo; (f) Quanto a clareza das explicações, o resultado corrobora a eficiência comunicativa do monitor e sugere alto nível de clareza na transmissão dos conteúdos.

A análise dos dados mostra que a monitoria foi: (1) Bem avaliada pelos alunos que utilizaram; (2) Reconhecida pela competência do monitor; (3) Eficaz em incentivar a autonomia dos alunos; (4) Os atendimentos foram oferecidos de forma clara e compreensível.

Apesar disso, cerca de 41% dos alunos não utilizaram a monitoria, principalmente por não julgarem necessário ou por restrições de tempo, o que pode indicar uma oportunidade de melhorar a divulgação ou flexibilizar horários. De forma geral, os resultados são muito positivos e demonstram a importância da continuidade e valorização desse tipo de apoio acadêmico.

 

Downloads

Publicado

21-08-2025