MONITORIA EM QUÍMICA E FÍSICA NO CAMPUS CHAPECÓ: AÇÕES PARA A PERMANÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO DISCENTE

Autores

  • Arlindo Cristiano Felippe Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Gisele Orso Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Alexandre Augusto Moreira Lapis Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Danielle Nicolodelli Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Diego Anderson Hoff Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Palavras-chave:

Monitoria em Química e Física, Ensino superior, Permanência estudantil

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados do projeto de monitoria desenvolvido no Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com foco no apoio aos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Agronomia, nas disciplinas de Química e Física. A ação buscou atenuar os índices de reprovação e evasão, promovendo maior integração entre estudantes, monitores e docentes. A abordagem metodológica consistiu em atendimentos extraclasse, participação ativa nas aulas práticas e acompanhamento contínuo dos discentes nos componentes mais desafiadores da área de exatas. O aporte teórico que fundamenta a ação reconhece a monitoria como instrumento pedagógico essencial na construção do conhecimento e na formação docente, permitindo ao monitor vivências que integram ensino, pesquisa e extensão. Os resultados apontam que a presença do monitor em sala e laboratório fortaleceu o processo de ensino-aprendizagem, facilitando a resolução de dúvidas, promovendo o vínculo entre pares e melhorando o desempenho acadêmico dos estudantes atendidos. Estudos indicam que a monitoria é um instrumento eficaz para o fortalecimento das políticas de permanência, especialmente em cursos de engenharia que apresentam altos índices de evasão e reprovação. Adicionalmente, a atividade contribuiu para a formação do monitor enquanto futuro profissional, proporcionando vivências práticas em ambiente universitário. O diálogo com os professores também foi intensificado, buscando estratégias pedagógicas mais eficazes. Constatou-se, ainda, que os estudantes que recorreram à monitoria obtiveram avanços significativos em sua trajetória acadêmica, tanto no domínio dos conteúdos quanto na autoconfiança para lidar com as disciplinas. Dentre os desafios, destacou-se a baixa adesão inicial, a qual demanda maior divulgação institucional. Sugere-se o fortalecimento das estratégias de comunicação e o envolvimento ampliado do corpo docente como forma de valorizar a iniciativa e aumentar o alcance do projeto. Conclui-se que a monitoria é uma ferramenta indispensável à permanência e ao sucesso acadêmico, contribuindo não apenas para a melhoria dos indicadores institucionais, mas também para a formação humana e pedagógica dos envolvidos.

Biografia do Autor

  • Arlindo Cristiano Felippe, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Arlindo Cristiano Felippe é Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - Chapecó/SC/ Brasil). É Bacharel em Química (2004) formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - Florianópolis/SC/Brasil). É Mestre (2006) e Doutor (2011) em Química com especialização em Físico-Química formado pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Santa Catarina. Durante a graduação, mestrado e doutorado desenvolveu pesquisas na área de auto-associação de macromoléculas e surfactantes em solução. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas ao monitoramento da qualidade da água de águas naturais, de abastecimento e residuárias da região oeste catarinense.

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Publicado

21-08-2025