MONITORIA DE TRABALHO DE CURSO: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

Autores

  • Ivana Loraine Lindemann
  • Lucas Dalla Maria Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gustavo Olszanski Acrani
  • Shana Ginar da Silva
  • Renata dos Santos Rabello
  • Marcela Alles

Palavras-chave:

Tutoria. Aprendizagem. Ensino.

Resumo

Diante da reconhecida importância da pesquisa para o avanço do conhecimento científico e da sua repercussão cotidiana na prática na área da saúde, a monitoria acadêmica constitui uma oportunidade valiosa tanto para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem quanto para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes envolvidos. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva apresentar o relato de experiência dos monitores dos componentes curriculares de Trabalho de Curso (TC), do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Passo Fundo, Rio Grande do Sul, sob a ótica do desenvolvimento de competências técnicas, acadêmicas e interpessoais. O monitor atua no apoio a colegas na execução e apresentação de resultados de seus projetos de TC, oferecendo suporte metodológico e organizacional. Essa atuação contínua exige que o monitor desenvolva habilidades como escuta ativa, empatia, comunicação clara, organização do tempo e resolução de problemas. Além disso, a necessidade de compreender e orientar sobre normas técnicas, estrutura científica e práticas éticas da pesquisa desperta no monitor um senso de responsabilidade acadêmica e compromisso com a qualidade do trabalho científico. O processo de monitoria também promove o autoconhecimento, uma vez que os desafios enfrentados no cotidiano exigem flexibilidade, resiliência e capacidade de lidar com diferentes perfis de discentes, docentes e equipes de pesquisadores. O ambiente colaborativo favorece o exercício da liderança horizontal, o que enriquece a visão e o entendimento sobre trabalho em equipe, formação cidadã e transformação social. Outro aspecto relevante é o estímulo ao protagonismo estudantil. A monitoria proporciona espaços para que os estudantes compartilhem conhecimentos, construam soluções conjuntas e tornem-se parte ativa do processo educacional. Isso fortalece sua identidade acadêmica, estimula a prática docente e prepara o monitor para futuros desafios na vida profissional, especialmente em áreas que exigem comunicação eficiente, pensamento crítico e habilidades de mediação - competências essenciais para a prática médica.  Além disso, a monitoria permite ao estudante perceber sua própria evolução, reconhecer suas capacidades e limitações, e desenvolver um olhar mais sensível e comprometido com a coletividade. É uma experiência que transcende os muros da universidade, preparando o futuro profissional para atuar com ética, empatia e responsabilidade social em qualquer contexto. Complementarmente, a participação na IV Jornada de Formação Inicial e Continuada de Monitores de Ensino representa uma oportunidade de refletir sobre esses aprendizados, trocar experiências com colegas de outros projetos e aprimorar ainda mais as práticas desenvolvidas ao longo do exercício da monitoria. Essa troca interdisciplinar contribui para ampliar horizontes, promover a integração e valorizar a diversidade de experiências da monitoria universitária. Em síntese, ser monitor de TC no curso de Medicina da UFFS vai além de uma função auxiliar: é um processo formativo que transforma o estudante, fortalece a comunidade acadêmica e reafirma a importância da monitoria como instrumento de crescimento pessoal, desenvolvimento de competências e consolidação de uma formação humanizada e crítica. A jornada do monitor é, sobretudo, uma jornada de aprendizagem mútua, construção de saberes e amadurecimento individual.

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Publicado

21-08-2025