A MONITORIA COMO ESTRATÉGIA DE APOIO EM CÁLCULO: VIVÊNCIAS E DESAFIOS

Autores

  • Cássio Luiz Mozer Belusso Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Ricardo de Souza Lopes UFFS
  • Letícia Scherer UFFS
  • Émerson Rios Feijó UFFS

Palavras-chave:

Aprendizagem, Cálculo, Ensino

Resumo

Os Componentes Curriculares (CCRs) de Cálculo Diferencial e Integral fazem parte da estrutura curricular de diversos cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e têm como objetivo apresentar as principais ferramentas do Cálculo, explorando aplicações tanto de caráter geral quanto específicas de cada curso. O contato inicial dos acadêmicos com esses CCRs ocorre, em geral, no primeiro ano da graduação, período em que muitos estudantes ainda demonstram dificuldades com o nível de abstração e o formalismo exigidos por conteúdos de maior complexidade. Essa realidade contribui diretamente para o baixo rendimento acadêmico, elevando os índices de reprovação e evasão. Para amenizar essas dificuldades, a monitoria é implementada como uma atividade de apoio pedagógico. Seu objetivo é fortalecer o processo de aprendizagem, por meio do desenvolvimento de práticas e experiências didáticas inovadoras. A monitoria se configura como um espaço alternativo à sala de aula tradicional, promovendo trocas mútuas de conhecimento entre estudantes e monitores (COSTA E ALVARENGA, 2010, p. 11). Na UFFS, os programas de monitoria são realizados através de Projetos de Ensino, com a finalidade de aproximar os estudantes da prática docente no Ensino Superior e colaborar com a melhoria da qualidade do ensino nos cursos de graduação (UFFS, 2021). Neste resumo é apresentado um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de monitoria “Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral”, realizado no campus Cerro Largo da UFFS durante os semestres 2024-2 e 2025-1. O projeto abrange os CCRs de Cálculo I, II, III e IV, e conta com a atuação de dois monitores – um bolsista e outro voluntário – com uma carga horária semanal de 16 horas semanais, sendo 10 horas dedicadas ao atendimento dos acadêmicos e 6 horas dedicadas à preparação de materiais e reuniões com o professor orientador. Os atendimentos ocorrem presencialmente, de forma individualizada, em uma sala específica para monitoria, onde os monitores auxiliam os acadêmicos na resolução de exercícios e outras atividades acadêmicas vinculadas aos CCRs contemplados pelo projeto. Além de favorecer o processo de aprendizagem dos colegas, os monitores também se beneficiam da experiência, uma vez que ampliam seu conhecimento teórico e matemático, se aproximam da prática docente e enriquecem sua formação acadêmica e curricular. Após um período de baixa procura no pós-pandemia, busca-se reascender nos acadêmicos o interesse pela monitoria. A frequência regular de alguns acadêmicos sugere que as atividades realizadas na monitoria têm se mostrado eficazes. No entanto, ainda existem desafios, como o conflito de horários com as aulas, a dificuldade de deslocamento de acadêmicos que residem em outras cidades e a incompatibilidade com horários de trabalho. Também se observa uma demanda concentrada em períodos próximos às avaliações, o que compromete a qualidade do atendimento individualizado, devido ao aumento significativo no número de estudantes atendidos simultaneamente.

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Publicado

21-08-2025