Monitoria para o Componente Curricular Bioquímica

Autores

  • Nessana Dartora UFFS
  • Felipe Rieger Donel
  • Caroline Rubi Cardoso

Palavras-chave:

Ferramentas digitias, Divulgação científica, Aula prática

Resumo

A monitoria em Bioquímica tem desempenhado um papel fundamental no enriquecimento do conhecimento teórico e na formação acadêmica dos estudantes dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Engenharia Ambiental e Sanitária e Química. Com o objetivo de oferecer suporte contínuo ao longo do curso, a monitoria busca atender às dúvidas extraclasses dos discentes de forma facilitada e em horários flexíveis, adaptando-se às suas necessidades acadêmicas. As atividades desenvolvidas vão além da sala de aula, contemplando o acompanhamento na resolução de exercícios, trabalhos e esclarecimento de dúvidas relativas ao componente curricular, tanto presencialmente quanto por meios virtuais. A participação em aulas práticas é outro diferencial, com os monitores orientando os estudantes no preparo de reações e na compreensão dos procedimentos laboratoriais, promovendo uma aproximação entre teoria e prática. Além disso, o projeto tem utilizado mídias sociais como ferramenta de divulgação de conteúdos que relacionam a Bioquímica ao cotidiano. Essa estratégia visa despertar o interesse, estimular a curiosidade e promover maior engajamento dos estudantes, considerando que, como apontado por Silva (2001), a baixa associação entre o conteúdo e a futura atuação profissional é uma das causas do desinteresse e consequente menor aprendizagem do conteúdo. A presença nas redes sociais representa uma forma inovadora de aproximar o conteúdo técnico da realidade dos estudantes, favorecendo a aprendizagem significativa. Do ponto de vista teórico, a monitoria se fundamenta na construção de um ambiente colaborativo de aprendizagem. Segundo Andrade et al. (2018), ocorre uma troca de conhecimentos entre o monitor e o discente, na qual ambos se beneficiam e se integram, fomentando um ambiente de questionamento constante. Atualmente, o perfil do projeto no Instagram conta com 43 seguidores e já soma 8 publicações, com novas postagens sendo realizadas semanalmente ou conforme a finalização do conteúdo. A elaboração dessas postagens tem representado uma valiosa oportunidade para o aprofundamento do conhecimento teórico, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades de comunicação e apresentação didática dos conteúdos. A produção exigiu pesquisa cuidadosa e organização das ideias, contribuindo também significativamente para o crescimento pessoal e acadêmico dos monitores.

Downloads

Publicado

21-08-2025