CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA DE APRENDIZAGEM DE QUÍMICA BÁSICA E GERAL

Autores

  • Cláudia Bock Berwaldt Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Mariana Boneberger Behm Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Palavras-chave:

Monitoria, Ensino, Química

Resumo

A monitoria potencializa o processo de ensino e aprendizagem durante a graduação possibilitando auxiliar os discentes e aproximar o monitor com a prática docente. Destaca-se que, atualmente, os Componentes Curriculares (CCR’s) atendidos pela monitoria são os de Química Geral do curso de Química Licenciatura e Engenharia Ambiental e Sanitária, Química para o Ensino de Ciências do curso de Física Licenciatura e Química para Ciências Biológicas do curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo. Nesse  sentido, o projeto de monitoria de ensino denominado ‘Monitoria de Aprendizagem de Química Básica e Geral, objetiva comprovar a importância que a monitoria tem no desenvolvimento dos discentes e do monitor, contribuir para o aperfeiçoamento do processo de formação do estudante e melhoria da qualidade do ensino, sob a orientação do professor responsável pelos CCR’s, bem como contribuir para despertar o interesse dos discentes em aprender os conteúdos de Química fora das aulas convencionais, usando uma abordagem que o discente possa se aproximar e outras formas de linguagem para representar os conteúdos químicos. Uma vez que o monitor, unindo teoria e prática, pode tornar-se autocrítico, um investigador da própria prática docente e responsável pelas demandas que possam surgir em sua área de atuação, observando suas limitações e habilidades. Para tanto,  disponibilizou-se horários presenciais semanais para atendimento de forma individualizada previamente agendado pelos acadêmicos  que chegam  com  suas  dúvidas  encontradas  durante  seus  estudos e  são  auxiliados  na resolução de exercícios e na compreensão de conceitos abordados em sala de aula. Isso permite partir para a construção dinâmica e contextualizada de saberes (Tardif, 2002). Para Schneider (2006) a monitoria contribui no desenvolvimento da competência pedagógica do monitor. Além disso, a monitoria  favorece  o  discente,  facilita o processo de aprendizagem  e a construção do conhecimento químico de forma ativa e reflexiva (Amorim, Paixão, Silva, 2017). Os resultados observados indicam que a monitoria  tem  sido  eficaz  para  auxiliar  os  alunos  na  superação das dificuldades em Química Básica e Geral. A frequência regular dos alunos nos  atendimentos demonstra o interesse em aprender. Portanto, este projeto, relacionado à troca mútua de aprendizado, vincula o estudante com as práticas docentes, de maneira que essas atividades geram benefícios a monitora no contexto de sua preparação para sua futura atuação docente e auxilia no aprendizado dos alunos.

Biografia do Autor

  • Cláudia Bock Berwaldt, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Graduanda em Química Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo/RS.

  • Mariana Boneberger Behm, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Graduada em Química Licenciatura, mestra e doutora em Química na área de Inorgânica (Cristalografia) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Especialização em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pela Faculdade de Ciências da Saúde (SOBRESP) de Santa Maria/RS.  Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo/RS. 

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Publicado

21-08-2025