MONITORIA DE ENSINO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO) – CAMPUS REALEZA/PR: RELATO DE EXPERIÊNCIA (2024-2025)
Palavras-chave:
Administração Pública, Monitoria de Ensino, Reconhecimento de CursoResumo
O presente resumo é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito da Monitoria de Ensino no curso de Graduação em Administração Pública – Bacharelado, no Campus Realeza/PR, iniciada em agosto de 2024. O trabalho vem sendo levado a efeito por duas monitoras, sendo uma remunerada e outra voluntária, sob a orientação da Coordenação do Curso. A proposta apresentada e que logrou aprovação no referido Edital possuía 6 objetivos específicos. Destes, destacamos o seguinte: “Participar das atividades de planejamento, desenvolvimento e avaliação vinculadas à organização do ensino, pesquisa, extensão e cultura do Curso de Administração Pública e de seus processos de gestão”. Assim, esse resumo trata de um evento específico da vida do Curso de Administração Pública e que se relaciona diretamente com o objetivo específico citado: referimo-nos ao processo de reconhecimento do Curso levado a efeito por equipe de avaliadores designados pelo Ministério da Educação – MEC e que culminou não só com o reconhecimento per se do Curso, mas com atribuição de nota máxima: nota 5. O momento que antecedeu a avaliação, que envolveu a juntada de documentos e sua organização em um drive, a feitura de relatórios fotográficos, a elaboração de textos para os indicadores, bem como o momento da visita in loco (virtual), foram apontados pelas monitoras como de grande aprendizado. A respeito da elaboração de textos dos indicadores e da contribuição das monitoras, a escritura deles foi realizada à luz de uma metodologia qualitativa focada na interpretação de documentos institucionais, com destaque para o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal da Fronteira Sul 2019-2023 (2019), Projeto Pedagógico Institucional (2010) e Projeto Pedagógico do Curso de Administração Pública – Bacharelado (2021). Sobre o conceito de documento que norteou os trabalhos, nas palavras de Souza e Giacomoni (2021, p. 140), temos que “um documento é algo que fica, é um testemunho. Além disso, é resultado de várias forças entrecruzadas que resultam na montagem de práticas”. Os autores consideram que “nenhum documento apresenta neutralidade, à medida que são compostos por especificidades e intencionalidade e, por esse motivo, sua apreensão como uma verdade absoluta é impossível, pois se faz necessário compreender o documento no contexto da conjuntura histórica em que foi produzido” (2021, p. 141). O exercício de escrever os textos dos indicadores envolveu a compreensão das diretrizes e práticas pedagógicas do Curso e da UFFS à luz dos sentidos em disputa nos documentos institucionais. O resultado do processo em si já foi referido: atribuição de nota máxima. No que diz respeito ao resultado na ótica das monitoras, ambas referiram a “sensação de dever cumprido”. Concluímos, nesse sentido, que a monitoria está sendo uma vivência transformadora; para além de auxiliar a Coordenação nos processos do Curso, de atuar na integração e desenvolvimento dos alunos do Curso, ela também proporcionou um processo de amadurecimento pessoal e acadêmico das duas monitoras. Cada tarefa, cada desafio lançado pela Coordenação e enfrentado nesse período contribuíram para o crescimento, a ampliando compreensão sobre o que é a Educação no Ensino Superior e seus processos.