EPISTEMOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO: APOIO DIDÁTICO E BIBLIOGRÁFICO NA JORNADA DE FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR
Resumo
No curso de Administração da UFFS, campus Chapecó, observa-se a necessidade de articular de forma mais consistente os conteúdos iniciais com as etapas finais do percurso formativo. Nesse processo, a preservação e a aplicação dos fundamentos teóricos mostram-se pontos críticos para uma formação sólida. Alguns estudantes demonstram dificuldade em conectar as teorias estudadas nas disciplinas introdutórias com os componentes curriculares avançados, especialmente quando são demandados a aplicar tais fundamentos em contextos práticos. Essa desconexão, agravada pela dificuldade de acesso a materiais clássicos da área, pode comprometer a aprendizagem, levando a um percurso fragmentado, com impactos sobre o desempenho em estágios, na pesquisa e na inserção no mercado. Diante desse diagnóstico, baseado nas percepções dos professores proponentes, implementou-se um projeto de monitoria voltado à integração dos conhecimentos desenvolvidos em Introdução à Administração e Teorias da Administração I e II com as demais áreas do curso. Em desenvolvimento desde agosto de 2024, o projeto foca na sistematização dos conteúdos teóricos, no apoio acadêmico mediante solicitações e na articulação entre teoria e prática. Submetida ao Edital nº 12/PROGRAD/UFFS/2024, a proposta está alinhada aos objetivos do Programa de Monitoria da UFFS, contribuindo para a qualificação da formação discente e para a consolidação de práticas pedagógicas inovadoras. A integração curricular interdisciplinar, base conceitual do projeto oriunda do PPC do curso (UFFS, 2017), busca conectar os diversos conhecimentos e componentes curriculares do curso, favorecendo uma visão contextualizada da epistemologia da administração. A Administração, como área de conhecimento, é estruturada por distintas abordagens epistemológicas, como a clássica, humanística, neoclássica, estruturalista, comportamental, sistêmica e contingencial (Chiavenato, 2022; Jones, 2010; Lodi, 1978). Cada uma delas se vincula a diferentes componentes curriculares e contribui para a construção de uma compreensão abrangente da gestão organizacional. O projeto propõe conectar os fundamentos teóricos dessas abordagens, estudados nas disciplinas introdutórias, aos seus desdobramentos práticos nos componentes aplicados, permitindo aos estudantes visualizar a relevância e a aplicabilidade desses conteúdos ao longo da formação. Entre os resultados já alcançados, destacam-se: a organização e disponibilização de materiais indicados pelos professores; a oferta de apoio acadêmico personalizado aos estudantes, com foco na compreensão e aplicação dos conteúdos introdutórios; e a promoção de discussões que estimulam a interdisciplinaridade. Como fruto adicional dessas ações, estruturou-se também um componente curricular optativo de Estudos Avançados, oferecido no semestre 2025.1, que organiza os principais referenciais teóricos clássicos da área e oferece aos estudantes uma oportunidade de aprofundamento e conexão entre teoria e prática. A iniciativa reforça o papel da monitoria como instrumento de qualificação da formação acadêmica e de inovação no ensino superior.