Projeto de monitoria em matemática
Palavras-chave:
Monitoria em Matemática. Ensino de Matemática. Educação em Matemática.Resumo
A monitoria de Matemática na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS é uma iniciativa pedagógica que busca complementar o aprendizado dos estudantes nos cursos que envolvem disciplinas matemáticas. Esse programa oferece suporte aos alunos, promovendo o entendimento de conceitos fundamentais, a resolução de dúvidas e o fortalecimento das bases matemáticas necessárias para o desenvolvimento acadêmico. Esse programa também é muito importante para o monitor, pois auxilia no processo de formação pedagógica do mesmo, proporcionando um primeiro contato com a docência. No decorrer dos atendimentos observou-se que os resultados demonstraram avanços significativos no aprendizado dos alunos. A maioria dos participantes relatou maior compreensão dos conteúdos e aumento da autoconfiança na resolução de problemas matemáticos. Ressalta-se que a maneira com que o monitor auxilia os estudantes é, em geral, diferente da maneira com que o professor ensina em sala. Desta forma o aluno tem uma nova maneira de aprender e uma nova visão das atividades propostas. Além dos conceitos de matemática trabalhados com os alunos, principalmente do curso de Licenciatura em Física, também foram trabalhados conceitos de Estatística Básica com alunos dos diversos cursos do campus, em especial alunos dos cursos de Bacharelado em Nutrição e Medicina Veterinária. A maior dificuldade enfrentada no decorrer do projeto foi a baixa participação dos alunos, que exigiu ações para engajá-los. Como ações realizadas citamos: atendimento virtual por meio de whatsapp, e-mail e mesmo atendimentos online via whatsapp ou googlemeet. Com a implementação destas ações houve uma maior procura por parte dos alunos, principalmente
dos cursos noturnos. Em diálogo com os objetivos propostos, as metas de apoio pedagógico e fortalecimento da aprendizagem colaborativa foram amplamente atingidas. A experiência também confirmou os apontamentos da literatura, que destaca a importância da monitoria como uma prática enriquecedora tanto para o monitor quanto para os estudantes.