MONITORIA PARA COMPONENTES CURRICULARES NA ÁREA DE PRODUÇÃO VEGETAL – OLERICULTURA, FLORICULTURA E PAISAGISMO, E CULTURAS DE INVERNO
Palavras-chave:
Aprendizagem extra classe; Aulas práticas; Agronomia; Auxilio acadêmico.Resumo
A monitoria é uma importante ferramenta para o ensino, uma vez que, o professor em sala, por vezes, não consegue fazer um atendimento individualizado devido suas demandas, e o monitor estando disponível torna-se alternativa para suprir as dúvidas dos alunos. Além disso, é uma oportunidade para que o estudante monitor, ainda graduando, consiga assimilar situações para uma futura carreira como docente. Outro ponto positivo é construção de uma cooperação entre professor-monitor, na qual o estudante obtém desenvolvimento acadêmico e o docente desfruta de auxílio para concretização de seu plano de aula. O objetivo desse projeto é desenvolver no aluno monitor habilidades como responsabilidade, cooperação e técnicas de aprendizado, e proporcionar auxílio acadêmico aos discentes matriculados nas disciplinas Olericultura, Floricultura e paisagismo, e Culturas de inverno do curso de Agronomia da UFFS Campus Chapecó. No decorrer do período de monitoria, de agosto de 2024 a abril de 2025 (projeto em andamento) o monitor esteve disponível em turno oposto ao das aulas, sendo ofertado um dia semanal para sanar dúvidas dos discentes que cursavam as disciplinas. Nesses momentos eram sanadas dúvidas, por meio de uma linguagem mais próxima da dos colegas. Concomitantemente, em períodos anteriores a aulas práticas das disciplinas, o monitor era responsável por organizar os materiais a serem utilizados, como, fertilizantes, bandejas, vasos, sementes, bem como, orientar os alunos sobre o manuseio durante a prática. Assim, durante o período de monitoria foram sanadas dúvidas, principalmente alunos com dificuldade de aprendizagem, concentração ou dificuldade na tradução do conteúdo, como caso notado em estrangeiros. Essas dificuldades encontradas geralmente estavam associadas ao uso excessivo do celular em sala de aula e a falta de uma rotina de estudos por parte dos alunos, corroborando em dificuldades em interpretar questões. Do mesmo modo, a preparação de instrumentos para as práticas foi efetiva e satisfatória, rendendo praticidade ao docente no momento de orientar a turma, garantindo facilidade aos alunos na assimilação dos afazes. Portanto, conclui-se que a monitoria acadêmica é um importante instrumento para estudantes em graduação que almejam futura docência. Além de servir como ótimo auxilio para os discentes das disciplinas, onde podem contar com o monitor para sanar possíveis duvidas e alcançar o aprendizado.