ENSINO E ESTUDO: PROPÓSITOS DE UMA MONITORIA EM FARMACOLOGIA

Autores

  • Prof. Dr. Ricieri Mocelin Universidade Federal da Fronteira Sul https://orcid.org/0000-0001-7210-1247
  • Estevão Daniel Wohlenberg Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bianca Knieling Ferreira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Prof. Dr. Marcelo Soares Fernandes Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

farmacologia , ensino, medicina

Resumo

O curso de Medicina é um dos mais desafiadores do espaço acadêmico, principalmente pelo o objeto de estudo e manipulação dos estudantes, os pacientes. Portanto, para que haja um bom exercício da profissão no futuro, é necessário que, durante a formação, seja ofertado um conhecimento sólido, verídico, e baseado em boas evidências referente às diversas áreas da medicina, sobretudo a área diretamente ligada ao tratamento dos pacientes: a farmacologia.

A  introdução do ensino de farmacologia na formação dos acadêmicos por vezes é desafiadora, com carga horária restrita e, por isso, é de suma importância fazer uso de métodos auxiliares de aprendizagem e desenvolvimento, tal como a monitoria de ensino¹. Assim, este resumo tem como objetivo descrever como são desenvolvidas as abordagens de ensino.

A arte de conciliar ensino com estudo é algo que os alunos monitores precisam dominar, pois é um momento da vida acadêmica que estas habilidades são necessárias. Na monitoria de farmacologia do Campus Passo Fundo, os monitores, alunos que já cursaram o módulo de Diagnóstico e Terapêutico no 3º e 4º nível do curso, conduzem os momentos de ensino utilizando diferentes formas de abordagem com os acadêmicos: revisar a teoria que já aprenderam durante as aulas teóricas com os professores do módulo, por meio de imagens e fluxogramas que relembrem as principais diretrizes; aplicar a teoria na prática, trazendo as próprias questões que os monitores usam durante os estudos para as provas de residência, resolvendo-as com os acadêmicos, mostrando que já são capazes de resolver casos clínicos, elaborar hipóteses diagnósticas e tratamentos; compartilhar a prática que o Internato Médico proporciona aos monitores, associando ao modo de funcionamento do fluxo do Sistema Único de Saúde (SUS), seja no âmbito hospitalar com os protocolos específicos, seja na atenção básica com as diretrizes do Ministério da Saúde.

Assim, a atividade busca desenvolver metodologias ativas de ensino e aprendizado, que, segundo Lia Leitão e seus colaboradores, estimula a formação de um profissional com perfil mais participativo, dinâmico, com facilidade de resolução de problemas e com estruturação de condutas baseadas em evidências científicas³.

Apesar de ser uma tarefa desafiadora e exigir esforço, tanto dos professores orientadores, quanto dos monitores, o andamento da monitoria facilita o aprendizado da Farmacologia Clínica pelos alunos². Assim, a forma como a monitoria está estruturada permite aos monitores conciliarem seus estudos, tanto para a vida real, como médicos formados, quanto para as provas de residência, oportunizando a estes uma forma diferente de estudo, que é o ensino. E, de tal forma, compartilhando o conhecimento e contribuindo para o aprendizado dos alunos com uma didática diferente da que estão acostumados a ter em sala de aula.

Palavras-chave: Farmacologia; Monitoria; Ensino

Referências

GONÇALVES, Mariana F., et al. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Rev PEMO, Fortaleza, v.3, n. 1, 2021. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/download/3757/3422>.Acesso em 11 abr. 2024.

OLIVEIRA, Juliane, VOSGERAU, Dilmeire. Práticas de Monitoria acadêmica no contexto Brasileiro. Educação: teoria e prática, vol 31, n. 64, Rio Claro, 2021. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S198181062021000100116&script=sci_arttext>. Acesso em 11 abr. 2024.

LEITÃO, Lia, M. P. et al,. Metodologias ativas de ensino em saúde e ambientes reais de prática: uma revisão. Rev Medicina São Paulo. v.100. n. 4. p. 358-365, jul 2021 . Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbem/a/fyC3cYbkkxKNDQWbFRxGsnG/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em 22 abr. 2024.

Downloads

Publicado

21-08-2025