ADSORÇÃO E DESSORÇÃO MONO E MULTICOMPONENTE DE METAIS PESADOS PRESENTES EM EFLUENTES, UTILIZANDO ADSORVENTE DE BAIXO CUSTO EM COLUNA DE LEITO FIXO
Resumen
O presente trabalho estudou a remoção destes metais em reator batelada e coluna de leito fixo, utilizando como adsorvente o coco de Jerivá (Syagrus romanzoffiana). O adsorvente foi caracterizado físico-quimicamente, além da realização dos testes BET, BJH e MEV. As isotermas de adsorção foram realizadas com 0,2 g de adsorvente, sob agitação de 150 rpm, 231ºC e sob concentrações de 20 à 100 mg L-1. Os dados experimentais foram ajustados por dois modelos de isotermas de adsorção, sendo que o modelo de Langmuir se ajustou melhor aos dados experimentais. A maior capacidade de adsorção em reator batelada foi encontrada para o Cd2+, seguido pelo Cu2+, Zn2+ e Ni2+. Os experimentos em coluna de leito fixo foram realizados para cada metal com uma concentração de 25 mg L-1, 7 cm de altura de leito e uma vazão de 10 mL min-1. Através das curvas de ruptura observa-se que em 11 h o leito não conseguiu mais adsorver Zn2+, em 12 h, 16 h e 22h ocorreu à saturação do Cd2+, Cu2+ e Ni2+ respectivamente.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).