HISTÓRIAS NARRADAS: SOCIABILIDADE E (NÃO) INTEGRAÇÃO DE IMIGRANTES HAITIANOS/AS NO OESTE DE SANTA CATARINA
Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar, a partir de entrevistas de história de vida, os processos de integração, não integração e sociabilidade de imigrantes haitianos no oeste de Santa Catarina. O trabalho é resultado de uma caminhada de pesquisa que iniciou no projeto denominado “Negritude e Branquitude: uma análise da integração haitiana no oeste de Santa Catarina” e também é parte do trabalho de conclusão realizado pela acadêmica Taíse Staudt. As narrativas de análise foram coletadas através da metodologia de história de vida com entrevistas gravadas e transcritas com três haitianos que residem na região, com diferenciação entre idade e gênero. Os resultados demonstram relações de poder que acontecem com o contato das diferentes culturas, voltadas para as questões de nacionalidade, gênero e principalmente com a negritude presente nos corpos dos imigrantes haitianos e a branquitude dos corpos dos brasileiros, expondo situações de xenofobia, racismo e machismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).