COMPONENTES DE RENDIMENTO E PRODUTIVIDADE DE AVEIA PRETA EM FUNÇÃO DE DIFERENTES AJUSTES DA LÂMINA DE IRRIGAÇÃO E CORTES
Resumo
O presente trabalho objetivou avaliar o efeito das diferentes formas de manejo da irrigação e regimes de corte sobre as características bromatológicas de aveia preta. O experimento foi realizado na área experimental da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim. Foi utilizado delineamento de blocos casualizados com parcelas subdivididas tendo quatro repetições, que corresponderam as formas de ajuste da lâmina de irrigação: 1 – Não utilização de irrigação; 2 Manutenção da umidade do solo equivalente em 100% da umidade da capacidade de campo; 3 - Manutenção da umidade do solo equivalente capacidade real de água no solo em 55% da capacidade total de água do solo; 4 – Ajuste da lâmina de irrigação conforme valor fornecido pela planilha “Lâmina”. Nas subparcelas foram comparados os regimes de corte: 1 – com corte e 2 – sem corte, onde uma amostra de área (0,25 m²) foi retirada para determinação da massa seca de forragem cortada, relação folha:colmo e composição bromatológica. Mesmo sem interação para todas as variáveis medidas da composição bromatológica em relação aos cortes e forma de manejar a irrigação, foi encontrado diferença de valores entre os cortes nas análises bromatológicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).