DESENVOLVIMENTO DE COLETIVOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.

  • Luana Taís Vier UFFS
  • Fabiane de Andrade Leite UFFS

Resumo

Apresentamos neste texto os resultados de uma pesquisa que buscou investigar o desenvolvimento de Coletivos de Pensamento de professores participantes dos Ciclos Formativos para o Ensino de Ciências, projeto de extensão vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo/RS. Por meio do estudo analisamos expressões compartilhadas por professores, nos contextos de ensino em que atuam, e identificar aproximações com a investigação-ação (IA). Os pressupostos da IA têm sido trabalhados nos Ciclos Formativos desde o seu início, o que contribui para o desenvolvimento de Estilos de Pensamentos (EP) que deflagram aspectos que fundamentam a formação crítico-reflexiva do sujeito. Para tanto, partimos da compreensão que o contexto de vivência formativa determina a forma de pensar e consequentemente o EP característico dos sujeitos e, com isso, o desenvolvimento de Coletivos de Pensamento (CP).

Publicado
13-09-2018