CONSTRUÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO EM PROFUNDIDADE
Resumo
Objetivou-se nesse trabalho avaliar o uso superficial de corretivos e condicionadores do solo na construção da fertilidade e correção da acidez no perfil do solo. O experimento foi instalado em 2017 na área experimental da UFFS, campus Cerro Largo, em um Latossolo Vermelho. O experimento foi conduzido em blocos ao acaso com quatro repetições. Os tratamentos consistiram na aplicação de corretivos e condicionantes embasados no manual de calagem e adubação para RS e SC da seguinte forma: i) Testemunha; ii) Calcário para ¼ SMP pH 6,0; iii) Calcário para 1 SMP pH 6,0 + 3 t ha-1 de gesso; iv) Calcário para 1 SMP pH 6,5 + 3 t ha-1 de gesso; v) 3 t ha-1 de gesso; vi) Calcário de alta reatividade na semeadura. Todos tratamentos foram aplicados em superfície. A cultura do milho foi semeada em setembro de 2017 e seu cultivo foi realizado conforme as recomendações técnicas para a cultura. A amostragem do solo foi realizada após a colheita do milho em abril de 2018, coletadas nas camadas de 0-5, 5-10, 10-20, 20-40, 40-60 e 60-80 cm. As avaliações químicas foram realizadas no Laboratório de Química e Fertilidade do solo da UFFS, sendo determinado o pH, SMP.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).