ESTUDO DE EXTRATOS ÁCIDOS E METANÓLICOS OBTIDOS A PARTIR DO RESÍDUO DA INDÚSTRIA CERVEJEIRA COMO ANTIOXIDANTE PARA BIODIESEL
Resumo
Ao contrário dos combustíveis fósseis, que são relativamente inertes, o biodiesel apresenta na composição química, compostos insaturados, que atribuem a característica de degrada-se rapidamente pela ação do ar atmosférico, da radiação luminosa, temperatura, umidade, contaminantes inorgânicos ou microbianos e por consequência, a oxidação do biodiesel diminui a qualidade do mesmo. Assim para minimizar a degradação são adicionados antioxidantes, sendo que os provenientes da biomassa têm ganhando maior atenção das pesquisas científicas. Diante disso, o resíduo da indústria cervejeira possui características e potencial como antioxidante natural. O objetivo geral, deu-se em avaliar atividade antioxidante em biodiesel de extratos ácidos e metanólicos obtidos a partir do resíduo da indústria cervejeira. Desse modo, apresento no resumo os resultados obtidos pela pesquisa, ja aiantando que para o resíduo cervejeiro utilizado neste estudo demonstrou possuir atividade antioxidante, pincipalmente relacionado aos extratos ácidos, visto que na concentração de 15g.L-1, obteve-se valores de TI maiores que o dobro dos TI do biodiesel sem antioxidante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).